O mês de maio tem duas campanhas importantes para alertar a sociedade. O Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O tema nacional deste ano é: “No trânsito, escolha a vida”, já que cerca de 40 mil pessoas morrem por ano no Brasil vítimas de acidentes de trânsito. Os índices exigem que as ações sejam intensificadas, através da mobilização das pessoas para salvarem vidas.
Outro tema tratado neste mês é o Maio Laranja, uma campanha que visa a diminuição dos casos de violência sexual infantil. Assim como as estatísticas de casos de acidentes de trânsito, os casos de violência contra crianças e adolescentes também são alarmantes. O litoral do Paraná ganhou repercussão nacional com o caso da menina de 11 anos abusada e assassinada pelo padrasto, em Guaraqueçaba. Esse, infelizmente, é apenas um dos tristes episódios registrados no País dia após dia. Desta forma, é necessário que a sociedade se mobilize na luta e enfrentamento a este crime.
Para isso, o melhor caminho apontado é a conscientização e a denúncia. Conscientização para que a população conheça os sinais de alerta dados pelas crianças e adolescentes que sofrem violência, para poder identificar e tomar as providências para parar com as agressões e salvar esse menor. Também é de fundamental importância conhecer os canais de denúncia. O mais famoso deles, o Disque 100, registra as ocorrências em todo o Brasil, o meio recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas a crianças e adolescentes.
Que neste mês, a sociedade e o poder público se mobilizem efetivamente para que o País possa avançar na discussão e na busca por ações de prevenção e combate em ambas as temáticas.