Todos os cidadãos têm direitos e deveres. E as crianças não estão fora disso. Pelo contrário, trata-se de um público que deve ter seus direitos assegurados por toda a sociedade. E é também um público que está nas escolas, angariando conhecimento, inclusive sobre Justiça e Cidadania para entender sobre seus direitos e o funcionamento do Poder Judiciário. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) desenvolve, desde 1993, o programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”. Uma iniciativa que recebe adesão das comarcas para aplicação nas escolas municipais com alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental.
O programa foi criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), é desenvolvido em diversos Estados em todo o Brasil e segue algumas etapas e critérios estabelecidos pela AMB. Os estudantes recebem cartilhas didáticas sobre a Justiça e questões que envolvem os direitos e os deveres dos cidadãos. Além disso, recebem em suas escolas juízes, promotores e advogados para conversar sobre os temas tratados nas cartilhas.
Duas escolas de Paranaguá concluíram a segunda etapa do programa, com visita ao Fórum, na segunda-feira, 16. É uma forma de aproximação do Poder Judiciário com a comunidade na qual está inserida, mas também é, mais ainda, uma forma de aproximar as crianças de seus direitos. Uma maneira didática de fazer com que compreendam todo o sistema brasileiro no que tange aos poderes e suas atribuições. Com isso, se tornam verdadeiramente cidadãos e agentes transformadores de sua realidade.
Que a iniciativa possa alcançar cada vez mais crianças no litoral do Paraná para que, assim, possa se chegar ao objetivo de colocá-las como protagonistas na sociedade e cidadãs em formação, multiplicando o conhecimento que é de interesse de todos.