As obras em andamento no litoral do Paraná tiveram destaque pelo Governo do Estado neste mês, em que se faz um balanço dos 100 primeiros dias de gestão. Diversos projetos já saíram do papel ou foram anunciados tendo em vista o desenvolvimento econômico e sustentável da região.
Neste ano, foram concluídos 106 processos, iniciados durante a temporada de verão 2022/2023, que chegou ao fim após o Carnaval. Entre eles se destaca a instalação de novos empreendimentos, como novas pousadas, postos de combustível, armazém de fertilizantes e barracões de reciclagem.
Não há como falar de investimentos na região sem falar da questão do turismo. Os municípios litorâneos aguardam obras há anos para potencializar o setor turístico, podendo atrair mais visitantes através da melhoria na infraestrutura. Exemplo disso é a revitalização da orla de Matinhos, que tem mais de 70% dos serviços concluídos.
Em Paranaguá, o maior destaque é a construção da ponte da Ilha dos Valadares. Uma reivindicação antiga da população que, ao final das obras, poderá transitar mais facilmente e em segurança entre o centro da cidade e a ilha que abriga mais de 30 mil habitantes. Além da construção de trapiches em comunidades marítimas através de uma compensação da empresa pública Portos do Paraná. A cidade mãe do Paraná também tem uma grande expectativa para o início da temporada de cruzeiros, que terá o município como ponto de chegada e partida de passageiros a partir do fim deste ano.
Portanto, o litoral precisa sempre de investimentos porque há o que melhorar e também há espaços que precisam ser mantidos para que a população local tenha mais qualidade de vida e para que o turismo alcance outros patamares, evidenciando o potencial da região.