Nesta semana, mais um passo foi dado para a construção da tão esperada ponte de Guaratuba. Foi iniciada uma nova etapa nas sondagens com a primeira percussão realizada em terra. Os trabalhos de sondagem compõem cerca de 25% das atividades previstas para os projetos. Nessa etapa existem três frentes de trabalho, uma delas se dedica aos relatórios ambientais, necessários para atender às solicitações dos órgão competentes para obtenção da Licença de Instalação que permite a execução dos serviços.
Mais de R$ 2 milhões já foram investidos no investimento que soma o total de mais de R$ 386 milhões. A ponte terá quatro faixas de tráfego, calçadas e ciclovias, toda a infraestrutura para que a estrutura tão aguardada possa beneficiar a todos e potencializar o turismo no litoral do Paraná, especialmente em Matinhos e Guaratuba.
Enquanto todos os trâmites são realizados para que a obra saia definitivamente do papel, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) fiscalizará os serviços e a operação do ferry boat, para que esta, que é a única alternativa de passagem entre os municípios, prossiga sem interrupções ainda que o local fique movimentado com o início dos trabalhos.
São transtornos que a população e os turistas terão que enfrentar para que a melhoria chegue ao litoral do Paraná. No entanto, a parte mais difícil já foi feita, iniciar os trabalhos para a posterior construção dentro do que está previsto na legislação. Sem dúvida, essa será uma das obras mais importantes para a região e as áreas de turismo e economia dos municípios serão amplamente beneficiadas. Assim como a construção da ponte da Ilha dos Valadares, em Paranaguá, e a revitalização da Orla de Matinhos, outros investimentos em infraestrutura que juntos elevam a região a outro patamar.