Cada investimento novo no setor de saúde produz efeito quase imediato entre a população, pois representa benefícios para uma parcela populacional, comumente, que mais precisa de atenção e auxílio, ou seja, os menos favorecidos economicamente.
Nesta edição da Folha do Litoral News, há uma matéria destacando a aquisição de um novo ônibus par atender pacientes que precisam se deslocar a Curitiba e região metropolitana para receber tratamentos médicos. Para muitas pessoas, essa informação pode não ter relevância, ou mesmo ser julgada como desnecessária, talvez por, certamente, desconhecerem um dado importante: inúmeras pessoas precisam do auxílio do Poder Público municipal para lutar contra problemas de saúde cotidianamente.
Em Paranaguá é grande o número de pessoas em tratamento contra o câncer ou outros males, as quais precisam se deslocar, às vezes até três vezes por semana, à capital do Estado, tendo em vista a obtenção de melhoras em seu quadro de saúde. Muitos desses, sobretudo os pacientes em luta contra o câncer, passam por procedimentos, inclusive a quimioterapia, no período da manhã e precisam esperar até o fim da tarde para o retorno a Paranaguá. Isso certamente acomete a pessoa a um sofrimento, pois há efeitos colaterais em decorrência dos medicamentos e o paciente precisa de repouso, além, é claro, da importância de estar em casa, no ambiente acolhedor de seu lar.
Com a aquisição desse novo meio de transporte, o Poder Público está tentando beneficiar essas pessoas, pois é um novo meio para auxiliar a frota já existente, para dessa forma buscar dar mais qualidade de vida, respeito e tratamento com dignidade a todos os que precisam.
O que se espera é que novos investimentos aportem no setor, pois é preciso amenizar o sofrimento desses pacientes e, consequentemente, das famílias, as quais se veem, em muitas situações, de mãos atadas diante da realidade que se desdobra.
Parabéns às autoridades responsáveis por essa importante aquisição e que mais benfeitorias e investimentos venham para a cidade de Paranaguá, pois a população merece esse cuidado e atenção.