conecte-se conosco

Editorial

Inovação e respeito na reabilitação de crianças com mobilidade reduzida em Paranaguá

Em Paranaguá, o Projeto Petra (Frame Running), ou o “Petrinha”, é um exemplo de empatia, fraternidade e foco em qualidade de vida, algo idealizado brilhantemente pela professora Silmara França, voltado à reabilitação de crianças e jovens com mobilidade reduzida dos membros inferiores

Publicado

em

editorial

A empatia ocorre quando nos colocamos no lugar do outro. Ela é essencial para nos tornarmos individualmente e coletivamente melhores e é a base de todas as leis visando que os cidadãos tenham direitos respeitados, bem como deveres a serem exercidos em seu dia a dia. Nesse contexto, há ainda a possibilidade de ir além, quando, por exemplo, pessoas buscam projetos que possam fazer a vida dos outros melhor, trazendo com isso algo que é melhor do que qualquer vantagem financeira: o sentimento de fraternidade. 

Em Paranaguá, o Projeto Petra (Frame Running), ou o “Petrinha”, é um exemplo de empatia, fraternidade e foco em qualidade de vida, algo idealizado brilhantemente pela professora Silmara França, voltado à reabilitação de crianças e jovens com mobilidade reduzida dos membros inferiores. A iniciativa é pioneira no Brasil e, por meio do esporte, busca melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, inclusive descobrindo talentos que possam ingressar no esporte. 

Nesse contexto, é importante ressaltar o papel da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP), que exerce um trabalho exemplar para toda a sociedade parnanguara, paranaense e brasileira há anos. Foi a APP que obteve recursos via Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Paranaguá (SEMAS) por meio de edital, que possibilitou que o “Petrinhas” se tornasse realidade em 2023, adquirindo cinco triciclos para desenvolver as suas atividades.

Focado em crianças e jovens de 7 a 18 anos, a intenção do projeto é que ele seja ampliado nos próximos anos, dando continuidade e oportunizando a mais pessoas conhecer o esporte, sabendo de seus benefícios para recuperação física e qualidade de vida. Para isso, é essencial que o Poder Público prossiga encaminhando verbas à iniciativa, bem como possíveis parcerias com empresas e apoio dos cidadãos. Ajudar ao próximo é essencial, principalmente quando se trata de pessoas que são o futuro de Paranaguá e que podem ter sua realidade melhorada por meio do esporte.

plugins premium WordPress