conecte-se conosco

Editorial

Inclusão por meio da capacitação da comunidade

Paranaguá abriu inscrições para curso gratuito de LIbras

Publicado

em

editorial

A população de Paranaguá que quer aprender Libras, a Língua Brasileira de Sinais, tem uma oportunidade neste mês. Um curso é ofertado pela Secretaria Municipal de Inclusão (Semi), em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá. O curso é totalmente gratuito, as inscrições já estão abertas, começa já no próximo mês e segue até julho com emissão de certificado aos participantes. 

A Língua Brasileira de Sinais utiliza gestos, expressões faciais e corporais para a comunicação e é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 2002, através da Lei nº 10.436. A Libras é muito utilizada no País e considerada uma importante ferramenta de inclusão social pela diferença que faz na vida das pessoas surdas e de suas famílias, além de contribuir para a socialização.

A oportunidade de fazer o curso que, até então, era oferecida somente para profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino e também para servidores das secretarias municipais, agora está com a novidade de ser voltado à comunidade em geral.

O município tem avançado nas pautas referentes à inclusão social, um exemplo disso é a Central de Libras “Bruna Pivato”, reinaugurada em um novo espaço no Centro Histórico, em agosto do ano passado. O local tem intérpretes à disposição para atender a pessoa surda e auxiliar na mediação dos diálogos no que a pessoa tiver necessidade. Paranaguá também tem a Escola Bilíngue para Surdos “Nydia Moreira Garcêz” que já formou muitas crianças e jovens.

A Libras contribui para inclusão dos surdos na sociedade, por isso todos os esforços direcionados para isso merecem reconhecimento e reforçam o compromisso de uma cidade mais inclusiva.

Em alta

plugins premium WordPress