conecte-se conosco

Editorial

Fim da temporada e o balanço das ações nas praias

Publicado

em

editorial

No último domingo, dia 6 de março, chegou ao fim a Operação Verão no Paraná. Desde então, as praias paranaenses tiveram uma redução no número de postos de guarda-vidas nas areias. O Corpo de Bombeiros divulgou nesta semana um balanço das ações realizadas na região. O destaque ficou por conta do alto número de salvamentos aquáticos realizados, 862 no total.

Apesar da maioria dos salvamentos ter resultado em vítimas ilesas ou com afogamento leve, também houve registro de óbitos no litoral. Desde o início da Operação Verão, 10 pessoas perderam a vida em rios, cachoeiras, baía ou no mar nesta temporada. O mesmo número registrado na temporada anterior. Vale ressaltar que todos ocorreram fora das áreas de proteção por salva-vidas. Portanto, fica o alerta sobre o risco de frequentar tais locais.

O que mais chamou a atenção foi o número de crianças perdidas nas praias. A maioria não utilizava pulseiras de identificação. Como a temporada chegou ao fim, mas o movimento deve continuar intenso aos fins de semana na região, é preciso reforçar que o item é indispensável e deve ser solicitado assim que a família chega na praia aos guarda-vidas. Assim, se evita transtornos e a preocupação gerada ao ter uma criança longe dos pais e/ou responsáveis.Na semana de 7 a 13 de março, alguns postos de guarda-vidas continuarão ativos no litoral e, depois, a prevenção aquática ocorrerá somente aos fins de semana até o feriado da Páscoa. Por isso, é importante que os banhistas consultem os locais onde haverá os postos ativos e optar sempre pelas faixas protegidas. E isso pode ser feito de forma rápida através do site do Corpo de Bombeiros do Paraná (www.bombeiros.pr.gov.br). A temporada de verão acabou, mas os cuidados para a prevenção de acidentes devem continuar.