conecte-se conosco

Editorial

“Dia D” é oportunidade para se proteger de diversas doenças

O momento é muito importante para ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, por exemplo, fundamental nessa época do ano

Publicado

em

editorial

Neste sábado, 11, os órgãos de saúde esperam avançar na imunização da população em todos os Estados brasileiros. O Dia D de vacinação busca alcançar as pessoas que estão em atraso com as doses recomendadas pelo Programa Nacional de Imunizações. A oportunidade também é válida para aqueles que estão em tempo de receber uma das doses da Covid-19.

O momento é muito importante para ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, por exemplo, fundamental nessa época do ano em que as infecções virais crescem de forma considerável. Ainda mais necessária devido a atual situação dos hospitais em algumas localidades. No Paraná, por exemplo, na macrorregião leste, na qual o litoral do Paraná está inserido, a ocupação de leitos de UTI nos hospitais está em 98%, de acordo com dados apurados no dia 8 de junho. Apenas quatro hospitais da macrorregião leste estão abaixo da ocupação máxima. Mas, ainda assim, estão próximos do limite. 

Ou seja, se há uma forma da população se prevenir e prevenir a sua família, ela deve ser feita. A vacina contra a gripe se mostra eficaz todos os anos e é o principal meio para evitar os vírus da Influenza. Portanto, é totalmente válido excluir qualquer argumento de que as doses não funcionam ou que não precisam ser tomadas anualmente. Isso porque, a cada ano, a dose é reformulada. Desta vez, o imunizante confere proteção contra as cepas H1N1, tipo B e H3N2. Esta última, inclusive, com alto poder de transmissão e que já foi responsável por muitos casos no País no início do ano.

Que o saldo de imunização do Dia D na segunda-feira, 13, seja positivo. Principalmente, para aquelas pessoas que fazem parte do grupo prioritário, mas que ainda não procurou a unidade básica de saúde. A vacinação é um ato individual e coletivo que deve ser incentivado entre todos na sociedade.

Continuar lendo
Publicidade