conecte-se conosco

Editorial

Festa do camarão e o incentivo ao turismo

Festa do Camarão incentiva o turismo em comunidades tradicionais e fortalece a economia local

Publicado

em

editorial

Começa hoje, dia 25 de março, a 13.º Festa do Camarão na comunidade de Amparo, no litoral do Paraná. O evento oferece pratos típicos da culinária caiçara baseada em frutos do mar e promove a visitação no local. A festa chama a atenção para alguns pontos importantes a serem observados na região.

Um deles é sobre o aumento do turismo em comunidades tradicionais no País. Em função da pandemia, muitos turistas têm optado por organizar viagens para regiões mais remotas nos últimos anos, voltadas para o turismo ambiental e ecológico. A busca das pessoas por locais onde possam descansar ao ar livre e que propiciam o contato com a natureza já vinha crescendo de forma relevante mesmo antes da pandemia. Nesse aspecto, as comunidades marítimas no entorno de Paranaguá têm muito a ganhar e a Festa do Camarão é um grande incentivo para que o destino entre na rota dos visitantes.

Outro ponto a ser observado é com relação a economia e o crescimento sustentável nessas comunidades. É importante valorizá-las e ofertar novas fontes de renda, contribuindo para a economia local. Sem prejudicar as características originais dessas regiões, que abrigam paisagens exuberantes e que são cartões postais para promover o turismo. Dessa forma, a realização de festas movimenta a economia com a reserva de pousadas, aumento do fluxo nos restaurantes e no transporte de barco.

O setor do turismo foi um dos mais afetados pela pandemia, mas também pode ser a possibilidade de retomada econômica como tem mostrado as pesquisas de preferência dos turistas. Paranaguá e a região como um todo tem tudo para aproveitar essa tendência e promover essas comunidades e a realização de eventos é um passo importante para esse desenvolvimento.

Continuar lendo
Publicidade