Editorial
Nova vacina contra a Covid-19 no Brasil
Nesta semana, começou em todo o País a vacinação com a dose bivalente que protege da Covid-19
Nesta semana, começou em todo o País a vacinação com a dose bivalente que protege da Covid-19. Duas vacinas bivalentes receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. A vacina monovalente protege do vírus original e a bivalente também contra a variante Ômicron. Novamente, os primeiros a receberem a dose fazem parte do público do chamado grupo de risco, de acordo com algumas regras de prioridade do Ministério da Saúde.
Quase três anos após a doença se instalar no País e a pandemia ser decretada, este certamente é um avanço importante devido a gravidade que a Covid apresentou desde os primeiros casos até o surgimento das variantes, que trouxeram outra grande preocupação aos órgãos de saúde.
Mesmo com esse avanço da aprovação de duas vacinas bivalentes, é válido lembrar que as vacinas monovalentes, essas que estão disponíveis a todos com a responsabilidade de aplicação das prefeituras, ainda são fundamentais para o controle da doença e consideradas “altamente eficazes”. Por isso, devem ser incentivadas para que o público evite a infecção na sua forma mais grave. Está comprovado que a situação só melhorou após a ampla vacinação da população, assim como a diminuição no número de hospitalizações.
Portanto, mesmo que grande parte da população ainda não tenha a nova vacina disponível, é preciso completar o esquema recomendado com as doses de reforço para que a doença continue sendo vencida e para que a ciência avance cada vez mais na produção dos imunizantes.
-
Eventos 6 dias atrás
Programação da 446.ª Festa de Nossa Senhora do Rosário prossegue durante a semana em Paranaguá
-
Eleições 2024 6 dias atrás
Debate on-line reúne nesta terça-feira os candidatos à prefeitura de Paranaguá
-
Eleições 2024 6 dias atrás
TVCI promoverá debate com candidatos à Prefeitura de Paranaguá