conecte-se conosco

Editorial

Escolas vivem um novo momento

Felizmente, através de protocolos de segurança, muitas das crianças já retornaram às escolas

Publicado

em

A pandemia mudou a rotina familiar, com mais tempo em casa, crianças e adolescentes tiveram que se adaptar com as aulas remotas, assim como os pais, que tiveram que dedicar mais tempo para dar atenção à educação escolar dos filhos. Agora, se vive um novo momento. am reencontrar seus professores e amigos.

Em Paranaguá, a Rede Municipal já tem 90% de estudantes no modelo presencial. Algo importante para toda a comunidade escolar. A experiência da pandemia impactou em diversos aspectos as famílias. Para algumas, a convivência mais próxima gerou resultados positivos, possibilitou mais aproximação e afeto. Para outras, no entanto, foi extremamente estressante conciliar tudo dentro das casas, com trabalho e escola em modelo remoto.

Alguns pesquisadores mostram que o impacto pode não ter sido somente na aprendizagem, já que muitos dos estudantes não possuem o perfil de estudar no computador ou celular e precisam do contato presencial para absorver melhor o conteúdo. O desenvolvimento socioemocional causado pelo isolamento social e distanciamento escolar é algo que precisa ser levado em consideração.

Se antes já existiam desafios na educação, agora esses desafios se tornaram ainda mais significativos. Resta aos pais, educadores e sociedade correr atrás do prejuízo para enfrentar essas adversidades e os resquícios que a pandemia deixou. Apesar desse momento difícil ainda não ter acabado, já é possível voltar aos poucos e com responsabilidade à rotina de antes, o que dá mais esperança às pessoas. Em especial as crianças que, certamente, estão mais felizes com o retorno às salas de aula.

Em alta