conecte-se conosco

Editorial

Excesso de chuvas e a prevenção de danos no litoral

Essa época requer mais atenção da população do litoral. Além de seguir as medidas de prevenção divulgadas pela Defesa Civil, é preciso ficar atento aos alertas que podem ser recebidos por SMS

Publicado

em

editorial

No final do mês de novembro, após tempestades atingirem a região do litoral do Paraná, a BR-376, BR-277 e a Estrada da Graciosa tiveram deslizamentos de terra que ainda causam prejuízos com as obras de manutenção das vias. Os serviços têm resultado em um tempo maior de viagem para quem precisa transitar entre a capital e o litoral do Estado, logo nesta época em que se espera um alto fluxo de turistas.

Durante as festas de fim de ano, as obras seguiram sem interrupções, inclusive nos feriados. Com a frequência de chuvas nessa época, um trabalho para prevenção de novos danos também tem sido realizado na encosta, para oferecer mais segurança aos motoristas que utilizam a via.

Entre o final da tarde e a noite de terça-feira, 3, novamente as chuvas causaram transtornos aos moradores. Os municípios de Matinhos, Morretes e Guaratuba registraram ocorrências, com muitos alagamentos na região central das cidades, elevação do nível dos rios, assim como destelhamento de casas de alguns moradores, que acionaram o Corpo de Bombeiros. Morretes também registrou o fenômeno cabeça d’água, caracterizado pelo aumento rápido e repentino do nível de um rio devido às chuvas, um perigo silencioso que coloca em risco a vida dos banhistas. 

Essa época requer mais atenção da população do litoral. Além de seguir as medidas de prevenção divulgadas pela Defesa Civil, é preciso ficar atento aos alertas que podem ser recebidos por SMS. O cadastro pode ser feito rapidamente mandando um SMS com a mensagem do CEP da sua região para o número 40199. Dessa forma, principalmente quem reside em áreas mais sujeitas a alagamentos pode evitar prejuízos e acionar se necessário o Corpo de Bombeiros e/ou a Defesa Civil local.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress