Editorial

Enem e o ingresso em universidades públicas paranaenses

No Brasil, mais de 3 milhões de pessoas farão o Exame Nacional do Ensino Médio

editorial

Estudantes de todo o País se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 13 e 20 de novembro, dois domingos seguidos que serão dedicados à prova. No Paraná, como divulgado nesta semana pelo Governo do Estado, todas as universidades estaduais vão utilizar a nota do Enem para o ingresso de estudantes em cursos de graduação. No entanto, existem regras diferentes para cada instituição, por isso, é importante que os interessados confiram e se preparem para cada uma delas, em especial para aquelas que desejam cursar.

Em Paranaguá, os estudantes poderão utilizar a nota do Enem para ingressar em um dos cursos de graduação ofertados pela Unespar (Universidade Estadual do Paraná) no próximo ano. Além do tradicional vestibular, desde 2015, a nota do Enem é uma das formas utilizadas pela instituição para seleção de novos estudantes.

No Brasil, mais de 3 milhões de pessoas farão o Exame Nacional do Ensino Médio. Desse total, 61% são mulheres. A proporção é a mesma no Paraná, onde estão inscritas 89.002 mulheres e 56.673 homens. O que reforça o índice que aponta que elas são maioria nas universidades.

Que os estudantes paranaenses analisem as possibilidades de ingresso nas universidades públicas do Estado e possam aproveitar do benefício de utilizar a nota do Enem para cursar a graduação mais alinhada com os seus objetivos profissionais. Todas as faculdades públicas paranaenses, nas diversas regiões, possuem destaque em sua atuação e na área de pesquisa. Os próximos dias devem ser de expectativa, de leitura e de estudos para que os resultados sejam positivos e que a nota do Enem possa facilitar o ingresso na universidade e garantir, assim, uma vaga no próximo ano.

Você também poderá gostar

Enem e o ingresso em universidades públicas paranaenses

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Enem e o ingresso em universidades públicas paranaenses

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.