Estudantes de universidades paranaenses têm uma oportunidade este mês de se inscrever para um programa de estágio no Canadá. A iniciativa foi divulgada na manhã de ontem, 12, pelo Governo do Estado, em parceria com a Fundação Araucária. Esta é mais uma oportunidade, dessa vez destinada aos estudantes do ensino superior, de ter um diferencial no currículo estudando fora do País. Isso porque, a área de educação no Paraná tem tido destaque com relação a disponibilidade de bolsas e programas para alunos que queiram estudar no exterior e voltar com uma experiência nova na bagagem.
A exemplo do programa Ganhando o Mundo, iniciativas como essa já mostraram que dão resultados, motiva os estudantes e toda a comunidade escolar e cumprem seu objetivo. A última seleção deste programa direcionada a estudantes da rede estadual de ensino foi realizada neste ano, com o resultado divulgado no mês de julho. Essa é a terceira edição do intercâmbio para países de língua inglesa, com mais de 12 mil estudantes inscritos.
O Ganhando o Mundo também teve uma versão para professores da rede pública estadual para proporcionar a vivência do ensino em outros países. Nessa primeira etapa, 99 profissionais da educação do Estado embarcam para o Canadá e Finlândia, onde terão oportunidade de contato com novas técnicas de ensino, aplicadas nos melhores sistemas educacionais do mundo, além de poder trocar experiências pedagógicas com outros profissionais que aplicam diferentes metodologias de ensino.
O que se espera com o programa de intercâmbio voltado para os universitários é que tenha o mesmo sucesso do Ganhando o Mundo, que os estudantes também possam agregar conhecimento por meio da ampliação do seu repertório cultural e acadêmico. Além de levar o nome do Paraná para o mundo.