conecte-se conosco

Editorial

Dois anos de imunização contra a Covid-19 no Paraná

No Paraná, 92,4% da população tomou pelo menos uma dose ou dose única da vacina contra a Covid-19

Publicado

em

editorial

Há dois anos começou a vacinação contra a Covid-19 no Paraná. Iniciando pelos profissionais de saúde e idosos, a imunização significava um alívio após um período muito conturbado de perdas e isolamento social. A dose foi a esperança da população de poder retomar sua rotina e virar esse capítulo da história. Hoje, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), 92,4% da população tomou pelo menos uma dose ou dose única e 92,3% tomou a segunda dose.

Foi graças aos estudos e dedicação de pesquisadores em todo o mundo que a vacina pode ser fabricada e disponibilizada com segurança. A boa adesão dos paranaenses foi responsável pela queda das hospitalizações e também pela redução no número de óbitos pela Covid-19. Ou seja, quem no início tinha dúvida sobre a eficácia da vacina e sobre o quanto ela seria importante, neste momento não encontra mais argumentos para questionar. É certo que estudos mostraram que uma dose não seria suficiente, foi necessário ampliar o esquema vacinal. No entanto, hoje já se tem a certeza de que sem as vacinas o cenário poderia ser bem diferente.

Sem dúvida essa foi, e ainda é, já que a luta contra a doença não acabou, uma campanha de vacinação histórica que ficará marcada para os profissionais de saúde que atuam no enfrentamento da doença, assim como das pessoas que ficaram internadas ou que perderam alguém do seu convívio. Grandes conquistas foram alcançadas e muito trabalho foi realizado por equipes de vacinação nos municípios para que o cenário epidemiológico fosse mais favorável hoje do que há dois anos. Que todo esse esforço, o aprendizado sobre a importância da vacinação no controle dessa e de outras doenças, e a adesão da população fique de legado para os paranaenses.

Em alta

plugins premium WordPress