Editorial

Doação de sangue e a mobilização da sociedade

No litoral, prefeituras como a de Pontal do Paraná e Guaratuba têm realizado campanhas periodicamente, assim como empresas da região que incentivam os funcionários a visitar o Hemepar

1o8jv1u

A unidade de coleta e transfusão de sangue em Paranaguá, o Hemepar, é o único local no litoral do Paraná onde a população pode doar sangue e um pouco do seu tempo para ajudar a salvar vidas. O trabalho é fundamental para manter os estoques cheios. Mas, para isso, as equipes que atuam no Hemepar precisam mobilizar a comunidade para o ato solidário.

O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

Tendo em vista que os homens podem doar sangue até quatro vezes e, as mulheres, até três vezes ao ano, se faz necessária a participação de mais doadores, além dos já registrados nos hemocentros e que realizam a doação frequentemente. 

No litoral, prefeituras como a de Pontal do Paraná e Guaratuba têm realizado campanhas periodicamente, assim como empresas da região que incentivam os funcionários a visitar o Hemepar e fazer a doação, desde que aptos. A ação foi mencionada como a solução para que os estoques sejam abastecidos mais rapidamente. Para tornar isso possível, é preciso que haja mais envolvimento dos mais diversos órgãos da sociedade, tomando como exemplo o que essas empresas e prefeituras têm realizado.

Promover mutirões e campanhas nas cidades que abrangem o litoral do Paraná, assim como mostrar os benefícios da doação de sangue, pode mobilizar cada vez mais a sociedade. Da mesma forma, empresas que atuam em toda a região podem promover campanhas e palestras para que o ato solidário entre na rotina dos colaboradores. 

Se você cumpre os requisitos para a doação de sangue, entre em contato com o Hemepar em Paranaguá, conheça mais sobre o trabalho e se torne também doador de medula óssea. São ações simples que fazem muita diferença para quem realmente precisa.

Você também poderá gostar

Doação de sangue e a mobilização da sociedade

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.