Connect with us

Editorial

Dia do Trabalho: reflexão sobre o momento atual

É fundamental a todos os cidadãos o exercício de um ofício, sendo essa a condição preponderante para a realização pessoal

Publicado

em

Mais um feriado chega com cara diferente para os brasileiros. Em meio à pandemia do novo Coronavírus, o Dia do Trabalho é de comemoração para alguns, mas para a maioria, o feriado é mais um dia comum, principalmente para os trabalhadores que foram prejudicados com as mudanças que o Coronavírus trouxe e procuram formas de se reinventar e garantir uma renda mês a mês.

Sabe-se que hoje muitas famílias estão refazendo seu orçamento doméstico em função da perda das atividades que lhe traziam renda. É um momento difícil para todos. A pandemia colocou todos no mesmo patamar quando se fala em riscos, medo e insegurança financeira. Alguns sofrem com o distanciamento social somado à angústia e a ansiedade que paira sobre a dúvida de quando tudo irá voltar ao normal, os trabalhadores de saúde pelo aumento no volume de trabalho e desgaste emocional, os autônomos pela diminuição da renda familiar, são alguns dos exemplos. Muitos enfrentam filas para garantir o auxílio de R$ 600 do Governo.

É preciso lembrar que o trabalho não significa somente a subsistência dos cidadãos, a ação de levar o alimento e pagar as contas. É muito mais que isso. É no ambiente de trabalho que muitas amizades são construídas, que o convívio social é fortalecido e é também onde se aprende a conviver com pessoas de pensamentos diferentes dos seus. Apesar de, muitas vezes, ser cansativo, o trabalho traz o sentimento de dever cumprido. Quando se é realizado em equipe, o simbolismo é ainda maior.

É fundamental a todos os cidadãos o exercício de um ofício, sendo essa a condição preponderante para a realização pessoal, valores que diante da pandemia podem estar enfraquecidos. Falta compreender que é preciso valorizar a boa atuação dos trabalhadores, obtida por meio do seu esforço pessoal e profissional. Que nesta data, os trabalhadores tenham força para enfrentar as mudanças, encarar os desafios e defender a sua profissão.