conecte-se conosco

Editorial

Dezembro Laranja e a atenção para a saúde da pele

Tais campanhas dão luz a problemas de saúde que não são evidenciados durante todo o ano, além de orientar a população sobre qual conduta tomar caso observe alguma alteração na pele

Publicado

em

editorial

Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha Dezembro Laranja tem como objetivo prevenir o câncer de pele, o tumor de maior incidência no Brasil. No Paraná, surgem centenas de novos casos todos os anos. Há vários tipos de câncer de pele e, por isso, é importante que a população conheça a doença e, principalmente, as formas de prevenção.

Com maior incidência, este também é o tipo de câncer com maior taxa de cura. Quando detectado na fase inicial, o tratamento traz bons resultados e não gera procedimentos mais invasivos para o paciente. O tipo não melanoma ocorre em áreas mais expostas ao sol como rosto, pescoço e orelhas. 

O tema da edição de 2022 da campanha do Dezembro Laranja é “Não espere até sentir na pele”. A intenção é colocar no centro dos debates os trabalhadores que ficam expostos aos raios solares diariamente em virtude de suas profissões, além dos que tomam sol em horários de lazer. Para a região do litoral, o alerta se faz importante tendo em vista a maior exposição solar nas praias e outras atividades ao ar livre, especialmente nesta época do ano. O uso do protetor solar é imprescindível, assim como conhecer mais sobre a doença e as outras formas de prevenção.

Tais campanhas dão luz a problemas de saúde que não são evidenciados durante todo o ano, além de orientar a população sobre qual conduta tomar caso observe alguma alteração na pele. De acordo com números oficiais analisados pela SBD, mais de 17 mil casos de câncer de pele deixaram de ser diagnosticados no auge da pandemia de Covid-19. A situação afetou sobretudo a população que tem mais de 60 anos. E, assim como para os outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce faz a diferença e pode salvar vidas. Portanto, a poucos dias do verão, o alerta se faz importante e necessário.

Em alta

plugins premium WordPress