Editorial

Desenvolvimento das regiões através do turismo

O Ministério do Turismo divulgou, na última semana, a lista das cidades classificadas na Estratégia Nacional Destinos Turísticos Inteligentes Brasil

editorial

O Ministério do Turismo divulgou, na última semana, a lista das cidades classificadas na Estratégia Nacional Destinos Turísticos Inteligentes Brasil. Trata-se de um projeto, no qual o termo foi definido em 2013, que considera esses destinos espaços turísticos com algumas características como inovação, acessibilidade e desenvolvimento sustentável. Posteriormente, serão apontados dez destinos, pelo menos um por região do País, para receber apoio no planejamento de um sistema de gestão e consultorias.

A boa notícia é que o Paraná possui algumas cidades elencadas, entre elas duas do litoral. Paranaguá e Pontal do Paraná foram classificadas nesta etapa. Com isso, pode-se deduzir que foram reconhecidos os esforços e interesse do setor em melhorar o turismo, algo que é importante e necessário para a região do ponto de vista da economia e da divulgação do litoral paranaense para o Brasil e para o mundo.

Em 2021, o Ministério do Turismo anunciou a aplicação do modelo com a seleção de dois destinos por região brasileira, foram eles: Rio Branco e Palmas (Norte), Recife e Salvador (Nordeste), Brasília e Campo Grande (Centro-Oeste), Rio de Janeiro e Angra dos Reis (Sudeste) e Curitiba e Florianópolis (Sul).

Para o Ministério do Turismo, as ações objetivam alcançar o desenvolvimento tecnológico e apresentar destinos mais competitivos, atraentes e inovadores, tanto para os visitantes como para os habitantes. Sempre com o foco na sustentabilidade e na acessibilidade. Lembrando que é fundamental melhorar os atrativos e serviços turísticos para oferecer uma experiência mais inteligente e interativa com os visitantes.

Algo que já tem sido observado na região. Todas as novidades que surgem para melhorar e potencializar o setor devem ser vistas com bons olhos, pois podem ser uma oportunidade dos municípios litorâneos se destacarem e divulgarem seus atrativos, que são muitos e de grande relevância para o desenvolvimento da região.

Você também poderá gostar

Desenvolvimento das regiões através do turismo

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Desenvolvimento das regiões através do turismo

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.