Editorial

1.ª Festa do Marisco incentiva gastronomia e turismo comunitário de Paranaguá

O evento inédito, organizado pela Prefeitura de Paranaguá através da Secultur, surge em um momento propício, com retomada pós-pandemia econômica e turística, trazendo o marisco, prato típico da região, como protagonista de pratos de qualidade, carregados com a história das comunidades pesqueiras parnanguaras, tudo isso com um preço justo e diversificação gastronômica abrangendo também peixe, camarão e frutos do mar

editorial

A gastronomia é um dos importantes alicerces na atração de turistas para uma localidade, estando nela presente não somente pratos com produtos típicos regionais, como também a cultura de um povo. Neste contexto, Paranaguá, cidade-mãe do Paraná, é um município onde se está presente uma culinária com muita riqueza, história e qualidade ímpar, onde é inegável compreender o protagonismo das comunidades pesqueiras neste segmento que atrai e poderá atrair cada vez mais visitantes ao município e região.

O Poder Público deve realizar festividades divulgando não somente para moradores, como para turistas e operadores do setor, as atrações gastronômicas do município. A 1.ª Festa do Marisco, organizada pela Prefeitura de Paranaguá através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), é um evento inédito que surge em um momento propício, com retomada pós-pandemia econômica e turística, trazendo o marisco, prato típico da região, como protagonista de pratos de qualidade, carregados com a história das comunidades pesqueiras parnanguaras, tudo isso com um preço justo.

O evento acontece no Mega Rocio, um espaço que foi inaugurado em 2020, em plena pandemia, que neste período de retomada em 2022 está se tornando um importante alicerce para o setor de eventos de Paranaguá. Uma estrutura ampla, de qualidade, propicia o acolhimento de comerciantes, comunidades pesqueiras, turistas e moradores, com atrações artísticas e de fácil acesso. Além da Festa da Tainha, já realizada no Mega Rocio, agora a edificação acolhe também a 1.ª Festa do Marisco. É importante que o Poder Público amplie o número de locais aptos a receber eventos, diversificando possibilidades e maximizando atrativos.

Além do marisco, é válido ressaltar que há cardápio variado no local, com camarão, tainha, peixe, frutos do mar e diversos outros pratos. Opções não faltam. O evento começou na quinta-feira, 25, e nesta sexta-feira, 26, abrirá suas portas já às 11h da manhã, oferecendo almoço aos presentes, com programação que vai até a meia-noite, ou seja, durante o dia e a noite. A festa ocorre até o dia 11 de setembro. Além de ser uma opção de lazer, com gastronomia litorânea e parnanguara, ir até a Festa do Marisco é também beneficiar as comunidades pesqueiras de Paranaguá, fortalecendo o turismo comunitário e, consequentemente, diversas famílias da região.

1.ª Festa do Marisco incentiva gastronomia e turismo comunitário de Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


1.ª Festa do Marisco incentiva gastronomia e turismo comunitário de Paranaguá

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.