Connect with us

Editorial

Consciência coletiva é um passo para combate à Covid-19

Agora é o momento de o cidadão mostrar que realmente é consciente, pois a adoção de postura condizente com a real necessidade do momento será capaz de somar forças com os representantes do Poder Público e verdadeiramente dar passos significativos para extirpar o Coronavírus da realidade atual

Publicado

em

Em razão das inúmeras medidas estabelecidas por decretos municipais nos últimos tempos, as quais têm como foco principal proteger a população do Coronavírus, dentre elas isolamento e distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e fechamento de comércios em determinados dias e horários, os munícipes passam por grandes transformações na rotina cotidiana, o que vem mostrando algumas facetas entre populares. 

É importante que seja sempre frisada a necessidade da implantação de todas as medidas, pois sem elas Paranaguá poderia estar enfrentando números muito mais expressivos em se tratando de Covid-19, ou seja, as autoridades municipais vêm dando atenção ao fator principal na cidade: a saúde populacional.

No entanto, as medidas adotadas vêm recebendo críticas de parte da população em virtude de, no julgamento dessa parcela social, serem rígidas e desnecessárias, levando em consideração a letalidade do Coronavírus. Essa insatisfação vem gerando desrespeitos às normas estabelecidas, o que pode, evidentemente, comprometer as barreiras de controle desse vírus.

No dia a dia, é fácil se observar pessoas circulando tranquilamente sem o uso das máscaras, assim como a realização de encontros, festas, comemorações, o que é capaz de gerar aglomerações e deve ser evitado neste momento. Além disso, muitos desrespeitam o toque de recolher e permanecem transitando pela cidade sem se preocupar com a própria saúde e a dos outros. 

Agora é o momento de o cidadão mostrar que realmente é consciente, pois a adoção de postura condizente com a real necessidade do momento será capaz de somar forças com os representantes do Poder Público e verdadeiramente dar passos significativos para extirpar o Coronavírus da realidade atual, a fim de que todos possam voltar aos seus afazeres profissionais e sociais corriqueiros e normais.

A sociedade vive momentos atípicos e é urgente que se irmane para que esse mal tenha um controle rápido, para que mais pessoas não pereçam seja pelo vírus ou por suas consequências, as quais podem ser desastrosas.

Assim, está nas mãos de todos os cidadãos o futuro de Paranaguá, sobretudo nos quesitos saúde e economia. O que se espera é que realmente cada um faça a sua parte de forma consciente, respeitando as medidas, principalmente o isolamento social: fique em casa!