Connect with us

Editorial

Cidadãos em dia com a Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se preparou nesse momento para colocar os serviços à disposição dos cidadãos

Publicado

em

Apesar de ainda pairar incertezas sobre a data das eleições municipais deste ano, os cidadãos precisam estar em dia com a Justiça Eleitoral. Para isso, é necessário ficar atento ao prazo para regularização do documento, que encerra hoje. No entanto, em razão da pandemia de Coronavírus e das recomendações para evitar aglomerações e a possível disseminação acelerada da doença, todos os procedimentos devem ser feitos de forma remota.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se preparou nesse momento para colocar os serviços à disposição dos cidadãos, de uma maneira segura tanto para os eleitores, como para os servidores que atuam nos Fóruns Eleitorais de todo o País. Além disso, o atendimento on-line evita ainda mais filas, como as observadas nas agências da Caixa Econômica Federal, nos últimos dias, devido à liberação do auxílio emergencial.

Nos últimos meses, pode-se perceber a importância dos prefeitos para a implantação de medidas a favor da saúde dos munícipes. Assim que começaram a surgir casos de Covid-19 na região, os decretos começaram a ser publicados com o objetivo de proteger as cidades e preparar o sistema de saúde para o atendimento de mais casos. Algo que colocou em evidência a importância desses governantes e de suas atitudes perante um estado de calamidade pública como o vivenciado atualmente.

Desta forma, torna-se ainda mais necessária a regularização do título eleitoral, tanto quanto o alistamento de novos eleitores que já podem exercer o ato democrático. Mesmo neste momento conturbado, ainda há a oportunidade de fazer o documento e estar apto a votar nas eleições municipais. Trata-se de um ato de cidadania que deve ser replicado em todo o País.