conecte-se conosco

Editorial

Campanha de Multivacinação e a confiança nas vacinas

Não há o que contestar diante do avanço que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) representa para a saúde pública brasileira. Que a campanha alcance o resultado esperado em todo o País e contribua para a retomada da confiança nas vacinas por toda a população

Publicado

em

editorial

Em alguns Estados, a Campanha Nacional de Multivacinação já foi iniciada. O objetivo é atualizar a carteira vacinal de crianças e adolescentes até 15 anos e, com isso, atingir os índices considerados seguros para que doenças que podem ser prevenidas não voltem a assolar a população. No Paraná a mobilização acontece entre os dias 14 e 28 de outubro, com o Dia D marcado para o dia 21 do mesmo mês.

Durante esse período, as unidades de saúde e os profissionais estarão voltados e preparados para a vacinação de um grande público, com todas as doses para essa faixa etária disponíveis. É uma oportunidade para os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar e podem, além disso, receber todas as orientações sobre antigas e novas imunizações. 

Aliás, essa é a forma correta de tirar dúvidas quanto às doses. Nos últimos tempos, a taxa de cobertura vacinal caiu em decorrência da disseminação de notícias falsas em torno do assunto. Por isso, a atitude mais correta, quando se tem um questionamento relacionado ao tema, é perguntar a um profissional de saúde. Várias doenças foram erradicadas graças a campanhas de imunização e não se pode deixar de receber essa proteção que é gratuita e salva vidas.

Desde 2016, o Brasil consta na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) como local de risco muito alto para a reintrodução da poliomielite. Em março deste ano, a doença foi notificada no Peru, em região de fronteira com o Brasil. Por esse e outros motivos não há o que contestar diante do avanço que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) representa para a saúde pública brasileira. Que a campanha alcance o resultado esperado em todo o País e contribua para a retomada da confiança nas vacinas por toda a população.

Em alta

plugins premium WordPress