Editorial

Banho de Mar à Fantasia: tradição e cultura

No próximo domingo, 12, os 14 blocos inscritos na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) irão para a Praça do Guincho para aproveitar essa data que é aguardada pelos foliões e que firma a tradição do município

editorial

O tradicional Banho de Mar à Fantasia foi a primeira atração confirmada pela Prefeitura de Paranaguá para o Carnaval 2023. Ainda em novembro do ano passado, quando a prefeitura divulgou que não haveria desfile das escolas de samba devido ao prazo de regularização ter se encerrado para recebimento do apoio, já foi confirmada a realização do Banho de Mar e também a data. Desde então, começaram os preparativos. No próximo domingo, 12, os 14 blocos inscritos na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) irão para a Praça do Guincho para aproveitar essa data que é aguardada pelos foliões e que firma a tradição do município.

Nesta quinta-feira, 9, se encerra o prazo de inscrições para o concurso de fantasias, o ponto alto da festa que valoriza a criatividade e irreverência dos foliões e fomenta a arte carnavalesca. A origem do Banho de Mar à Fantasia remonta ao ano de 1930, quando os antigos iniciaram a tradição da festa, comemorando o Carnaval ao som dos batuques e das marchinhas. Desde sempre as fantasias e a originalidade do povo se destacaram e ajudaram a concretizar a forma que o Banho de Mar acontece atualmente.

Mais tarde, os escritos apontam que, por volta de 1949, surgiu a figura do carnavalesco Junqueira, com a fundação da escola de samba de mesmo nome e se assumiu como idealizador e fundador do evento em Paranaguá. Muita história, cultura e tradição envolve o Banho de Mar, o que justifica, junto com a adesão do público do litoral, a permanência do evento até hoje no calendário do Carnaval. 

Com a retomada do evento neste ano, após suspensão devido a pandemia, a festa volta com tudo que tem direito e com foliões e suas fantasias animando a cidade e reafirmando a tradição de Paranaguá no Carnaval.

Você também poderá gostar

Banho de Mar à Fantasia: tradição e cultura

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Banho de Mar à Fantasia: tradição e cultura

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.