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Editorial

Apoio ao comércio local

Comerciantes têm buscado alternativas para se manter nesse cenário

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Manter o estabelecimento aberto tem sido um dos maiores desafios já enfrentados pelos comerciantes em Paranaguá e também de todo o País. Aqueles que não se enquadram na categoria de comércio “não essencial” estão sofrendo com a queda significativa das vendas propiciadas pela proibição de abertura devido à pandemia do novo Coronavírus.

Foram dias fechados, sendo que a retomada das vendas começou no dia 13 de abril, de forma escalonada e, partir de segunda-feira, 27, isso será ainda mais flexibilizado em razão da publicação do último decreto municipal. Todos os detalhes estão descritos em reportagem da Folha do Litoral News deste fim de semana. Apesar da prefeitura ter encontrado uma forma de evitar mais prejuízos a esses comerciantes, com medidas de prevenção à Covid-19 sendo exigidas, é difícil retomar as vendas de forma instantânea.

O que se pode tirar de aprendizado desse momento no setor comercial, é que a cada dia é preciso se reinventar para permanecer no mercado. E os comerciantes têm buscado alternativas para se manter nesse cenário. Uma delas é a inclusão no meio digital para aqueles que ainda não tinham aderido às vantagens da venda on-line. Portanto, o momento se torna uma oportunidade para conhecer ferramentas que possam potencializar os negócios e que possuem grande adesão dos consumidores pela facilidade que a venda digital oferece.

O que está por vir ainda é imprevisível, por isso é importante que haja a consciência da população parnanguara em privilegiar o comércio local. Esse comportamento é fundamental para que esses empresários possam se reerguer e continuar com a sua atividade e a dos seus funcionários no município.

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