conecte-se conosco

Editorial

A vacinação é o melhor caminho

Com o avanço da imunização dos paranaenses, a situação tem melhorado aos poucos, oferecendo uma perspectiva que há um ano ainda não se podia observar.

Publicado

em

A semana pós feriado começou com novidades em relação à pandemia de Covid-19. O Governo do Paraná não renovou o decreto sobre as medidas sanitárias que estavam em vigência no Estado até a terça-feira, 16. A decisão foi tomada após os indicadores se mostrarem positivos, quanto à queda dos casos diagnosticados e número de óbitos.

Uma das informações que comprovam a melhora no cenário é a que foi divulgada no último fim de semana. No domingo, 14, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o Paraná não havia registrado mortes nas últimas 24 horas, sendo essa a primeira vez que foi possível registrar o feito desde o dia 3 de abril de 2020, data em que se registrou cinco mortes pela doença.

A situação da ocupação dos leitos nos hospitais também se mantém controlada no Paraná. No litoral, cerca de 32% dos leitos de UTI adulto estavam ocupados no fim de semana. Embora os índices sejam animadores e enchem a população de otimismo para voltar definitivamente a “vida normal”, ainda não se pode afirmar que a doença não oferece mais riscos à população. Por isso, o uso de máscaras continua primordial em todos os espaços, já que a determinação sobre sua utilização se trata de uma lei, válida enquanto perdurar a pandemia.

Tudo isso, é claro, se deve à vacinação. Com o avanço da imunização dos paranaenses, a situação tem melhorado aos poucos, oferecendo uma perspectiva que há um ano ainda não se podia observar. Em Paranaguá, a caravana “Xô Covid” permanece percorrendo os bairros da cidade nessa semana para aqueles que precisam iniciar ou completar a imunização. Os resultados da vacinação indicam que o caminho mais seguro e eficaz é esse para que, em breve, a pandemia fique para trás.

Em alta

plugins premium WordPress