Connect with us

Editorial

Covid-19: o alerta deve permanecer ligado

A população não pode e não deve baixar a guarda

Publicado

em

Felizmente, de acordo com dados divulgados nos informativos de órgãos competentes ligados à saúde no Paraná, percebe-se uma desaceleração no avanço da Covid-19 no Paraná, o que também está sendo verificado na região litorânea.

Enfim, houve uma mudança na tão falada curva, no entanto, como se pode ver em matéria nesta edição da Folha do Litoral News, a população não pode e não deve baixar a guarda, pois em situações de pandemia sempre são esperadas outras “ondas” de infecção, ou seja, de acordo com pessoas ligadas ao setor, é comum se verificar uma segunda ou até mesmo terceira onda da doença.

Assim, continua sendo prioridade, como muito bem afirma a médica infectologista Lucia Eneida Rodrigues, na matéria supracitada, a população manter a única forma de prevenção de que se tem conhecimento nesses poucos meses de estudo sobre o Coronavírus: seguir à risca as medidas indicadas em se tratando de Covid-19, sobretudo lavar as mãos, utilizar álcool em gel, manter o distanciamento social (principalmente não se esquecer de observar esse quesito em filas), manter o uso de máscaras de forma correta, dentre outras.

Outro aspecto fundamental para se manter essa curva em descendência é ter olhos atentos e lançar mão de denúncias em se tratando de aglomerações causadas por festas e comemorações, pois não é hora para isso, além de se constituir em um desrespeito para com a saúde de toda a população.

Atenção, cidadãos, é necessário ficar em alerta, pois vencer esta batalha difícil depende grandemente da ação e engajamento de todos.