conecte-se conosco

Editorial

2021: um ano que já nasce com esperança

Apesar de todos os percalços, conseguimos seguir em frente, logicamente com vidas perdidas e com cicatrizes, mas estamos vivos como sociedade e devemos ressurgir em 2021 melhores do que jamais fomos

Publicado

em

Onde você estava no último Réveillon? Qual era sua expectativa para 2020? Acredito que, por mais pessimista que fosse, jamais pensaria que uma pandemia iria se alastrar pelo mundo e ceifar tantas vidas no planeta, inclusive de familiares, amigos e pessoas conhecidas em Paranaguá e no litoral. Mais do que isso, nunca iria suspeitar que um vírus microscópico iria nos distanciar tanto um dos outros, trazer dificuldades econômicas e incertezas quanto ao futuro. Apesar de todos os percalços, conseguimos seguir em frente, logicamente com vidas perdidas e com cicatrizes, mas estamos vivos como sociedade e devemos ressurgir em 2021 melhores do que jamais fomos.

O surgimento da vacina contra a Covid-19 em dezembro de 2020 e o início da imunização no Brasil e no Paraná cada vez se aproximando mais fazem com que o ano de 2021 já nasça com esperança. Sim, esperança, uma palavra que ilumina tanto o caminho para o futuro, um sentimento de otimismo perante a dificuldade. No contexto atual, a esperança está atrelada à ciência, à tecnologia e à forma que a humanidade soube enfrentar conjuntamente um mal que nos assolou e assola. 

Já falamos tanto na Folha do Litoral News sobre a importância do uso de máscara, da necessidade de distanciamento, da higiene e de não aglomerarmos neste fim de ano, que neste editorial vamos procurar pensar lá na frente. Pensar em quando tivermos tomado a vacina, na cura, na superação do vírus. Quando isso acontecer, devemos pensar também não somente na saúde física, mas na mental. O estresse e a ansiedade foram sentimentos frequentes no nosso dia a dia no ano que se encerra e eles deixam machucados na alma. Devemos tratá-los com mais amor, respeito, sentimento de coletividade, fraternidade, seja com base na religião, seja com uma visão humanista. 

O ano de 2020 mostrou a fragilidade humana e a necessidade de repensarmos nosso futuro. A individualidade tão forçada com a tecnologia evoluindo cada vez mais se mostrou oca, sem essência. O que nos torna gente de verdade é “gente perto de gente”, é coletividade, é a nossa família, os nossos amigos, o nosso companheiro ou companheira de vida, os nossos colegas de trabalho, o abraço na esquina, a conversa descomprometida, o sorriso gratuito. Para nós, da Folha do Litoral News, o que tornará 2021 um ano brilhante e esperançoso é você leitor acompanhando as nossas notícias, participando delas ativamente nas bancas, nas praças, em sua casa, nas plataformas digitais e redes sociais, sendo fonte das nossas matérias. Este elo entre o jornal e a sociedade jamais será rompido e é o que nos move para sermos melhores a cada dia. 

Leia também: Pacto pela vida: é hora de sermos responsáveis

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress