Na quinta-feira, 26, o Ministério Público do Paraná (MPPR) iniciou sua atuação na “Operação Litoral”, algo que ocorrerá de forma descentralizada até 3 de janeiro no litoral paranaense, visando atender demandas de moradores e turistas que visitam os municípios que concentram as praias do Paraná neste período de Ano Novo. Segundo o MPPR, promotores e promotoras de Justiça foram designados para Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, com foco na garantia dos direitos dos cidadãos durante este período de férias.
“Questões relacionadas à poluição sonora, perturbação do sossego, uso de drogas e outros ilícitos de menor potencial ofensivo e que geralmente são tratados no âmbito dos Juizados Especiais geralmente são as que apresentam maior número de demandas nessa época do ano”, informa o MPPR.
Expectativa de 1 milhão de pessoas nas praias paranaenses
Segundo o Ministério Público, com foco no atendimento, promotores de Justiça foram designados para atuarem em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. “Os três municípios somam uma população total estimada de cerca de 118 mil habitantes, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O contingente populacional do litoral do estado chega a ultrapassar 1 milhão de pessoas neste período, considerando a presença de turistas e visitantes”, detalha.
- Defensoria Pública do Paraná explica os direitos dos consumidores para trocas dos presentes de Natal
“Além dos agentes ministeriais destacados para atuarem especificamente na Operação Litoral, as Promotorias de Justiça dessas comarcas continuam trabalhando normalmente nas Promotorias de Justiça. Os endereços e telefones de todas as Promotorias de Justiça do estado estão disponíveis no site do MPPR. A relação dos promotores designados para a Operação Litoral está disponível na Resolução 10016/2024 da Procuradoria-Geral de Justiça”, finaliza o Ministério Público do Paraná.
Com informações do MPPR