conecte-se conosco

Dia dos Pais

Pediatra fala como concilia a paternidade com a profissão

Jhonatan, que é médico, e a mamãe Fernanda, que é enfermeira, compartilham suas experiências sobre o desenvolvimento do pequeno Otto, de 7 meses

Publicado

em

Quem tem filho pequeno sempre está atento e se preocupa ao menor sinal de uma febre ou dor. A preocupação sobe às alturas e a primeira pessoa que vem à cabeça é procurar um pediatra. E quando o pai da criança é o próprio médico?

Quem nos fala desta relação, pai médico x filho, é o pediatra e clínico geral, Dr. Jhonatan Aredes. “Parece mentira, mas na hora do aperto, você esquece de tudo que sabe na área. Comigo foi assim, sendo que acompanho meu bebê com o profissional (e não sou eu) quando a necessidade pede. Colocar a razão à frente do coração não é tão simples como parece, mas com treino e paciência tiramos de letra”, destaca Dr. Jhonatan.

Em suas redes sociais, Dr. Jhonatan externa todo o seu amor. “Porque a espera foi tamanha é a expectativa na mesma medida. Ser seu pai tem sido a maior e melhor experiência que já vivi. Juntos, chegaremos longe!”

O profissional da saúde explica como faz para conciliar a paternidade com a profissão. “Após o surgimento da pandemia, muitas formas de relacionamento pais/filhos sofreram bastante. Os cuidados redobraram e tudo que se faz pelo bem-estar dos nossos pequenos nunca é demais. Conciliar a paternidade e a profissão não é difícil, mas precisa de dedicação, pois quem tem um bebê em casa sabe o quanto é gostosa a recompensa”, diz Jhonatan, que explica que a paternidade mudou a sua vida. “Acredito que deixamos o individualismo que é comum em nós, para direcionarmos tudo a eles. Às vezes até esquecemos de nós, para priorizar esses pedacinhos de céu. E do ponto de vista profissional, aprendi a olhar os filhos de outras pessoas com outros olhos: com olhos de pai. Além de valorizar os pais que tomam a frente e representam seus filhos em momentos difíceis. Tem sido muito comum atender pais em consultório no pronto atendimento, onde geralmente são as mães mais comumente presentes nestas situações”, enfatiza.

Jhonatan Aredes comenta como estreitar os vínculos com o bebê. “Ser presente! Exercer a paternidade é participar na alimentação, no banho, nas trocas de fraldas, cantando ou ninando o seu pequeno. Nunca pense que se está apenas “ajudando”. Um pai não ajuda. Um pai pratica a paternidade”, externa o pai/médico que aproveita a data para deixar uma mensagem aos pais. “A todos os pais, parabéns pelo Dia dos Pais. Aos pais comuns, aos pais atípicos, aos pais solos, que todos continuem sendo abençoados e reconhecidos pelo incrível papel que vocês têm dentro de suas famílias”, parabeniza o papai Jhonatan.

Em alta

plugins premium WordPress