conecte-se conosco

Dia dos Pais

Pai relata a importância de participar da vida dos filhos

Ailton é marido de Lilian e pai de Mateus e dos gêmeos Carlos Eduardo e Maria Eduarda

Publicado

em

Se o mês de maio tem um dia só para lembrar da importância da dedicação das mães aos filhos, o mês de agosto é voltado para eles, os pais. A paternidade está em evolução e os pais modernos buscam maneiras de se fazer presente na rotina dos filhos. São mais participativos, os conhecem, contribuem na educação e, com isso, se tornam verdadeiros parceiros para a vida.

Ailton Thiago Vasconcellos é um desses pais  que reconhecem a sua importância na vida dos filhos e escolheu ser participativo e acompanhar de perto o crescimento deles. Ele, que ao lado da esposa, Lilian Araújo, sempre teve o sonho de ser pai, já tinha um filho de um ano e meio (Mateus Felipe Araújo, hoje com 10 anos), quando os gêmeos, Carlos Eduardo e Maria Eduarda Araújo Vasconcelos (8 anos), vieram. Daí para a frente, o amor na paternidade triplicou e fortaleceu ainda mais a família.

“Sempre tive vontade e curiosidade de ser pai, de três confesso que foi uma surpresa”, disse Ailton. Receber a notícia de que viriam gêmeos foi um grande susto. “Foi um choque enorme, fiquei uns cinco minutos sem reação, porque eu não esperava essa surpresa e já tínhamos um neném de apenas um ano e meio quando descobrimos”, relatou Ailton.

O pai afirmou que acompanha de perto a vida escolar das crianças, assim como o dia a dia delas em casa. “Com certeza quero acompanhar o crescimento deles, o aprendizado. Porque também aprendo com eles, só assim eu sei como educá-los e manter uma relação saudável”, destacou Ailton.

Segundo ele, a responsabilidade do pai vai além de prover o alimento e a manutenção da casa para a garantia do bem-estar dos filhos. “Nosso papel é também amar, educar, motivar, proteger, incentivar, dar apoio, cuidar da saúde e estar presente na vida das crianças”, descreveu Ailton.

Desafios da educação

Mesmo oferecendo toda a base que eles precisam para crescerem felizes e saudáveis, educar oferece muitos desafios. “O maior desafio da paternidade é mantê-los sempre em segurança e tentar guiá-los pelo caminho correto. A sociedade e  principalmente a Internet, se você não tiver um acompanhamento constante do que seus filhos encontram, eles podem ser aliciados ou, até mesmo, incentivados a cometerem atos errados. Por isso é essencial manter uma relação saudável, uma relação de confiança e saber conversar sobre os assuntos mais difíceis que eles possam lidar. Além de mostrar para eles o que o mundo oferece, seja coisa boa ou ruim, para ensiná-los a sempre andar no caminho correto”, enfatizou Ailton.

Mensagem

Neste Dia dos Pais, Ailton reforça que comemorar é reconhecer a importância das crianças encontrarem nele o amigo de todas as horas. “O pai tem papel muito importante na vida dos filhos, ser uma boa referência, alguém que eles possam se espelhar. Sou grato por ter a oportunidade de ser pai dessas três crianças que me ensinam diariamente o significado do amor incondicional”, concluiu.