conecte-se conosco

Dia dos Pais

Participação ativa do pai é essencial no crescimento e desenvolvimento do filho

Lucas França é pai do Joaquim, de 7 meses

Publicado

em

14 de agosto é comemorado o Dia dos Pais. Nesta data, os filhos homenageiam e agradecem aos pais toda a companhia, suporte e carinho recebido ao longo de suas vidas. Normalmente, os pais recebem presentes, mensagens, beijos e abraços dos filhos e filhas, demonstrando todo o amor que um sente pelo outro.

Na paternidade não há espaço para apenas “ajudar a mãe com os filhos”, mas sim dividir igualmente as responsabilidades dos cuidados dos filhos. Pensando nesta postura mais consciente e com o objetivo de incentivar que mais pais se tornem protagonistas quando o assunto é paternidade, a Folha do Litoral News conversou com Lucas França, pai do Joaquim, de 7 meses, sobre essa sua nova fase de ser pai.

Lucas comentou como é a sua relação no dia a dia com o seu filho Joaquim. “Eu tento passar o máximo de tempo possível com ele. De manhã é o período do dia em que ficamos juntos por mais tempo. Como eu trabalho no período da tarde e chego em casa após as 19h, tem dias que ainda consigo brincar com ele à noite, mas não dura muito tempo, porque ele começa a reclamar de sono. Nos finais de semana é que aproveitamos mais, pois tenho tempo para brincar com ele, para passear e para visitar os familiares”, contou.

“Eu tento ser um pai participativo, adoro estar presente a cada nova experiência do Joaquim”, disse Lucas França

Há quem diga que a paternidade muda a vida do homem e com o Lucas não foi diferente. Segundo ele, a rotina foi mudada e a experiência de ser pai vem lhe ensinando muitas coisas boas e prazerosas. “A paternidade mudou muito a minha vida, a rotina principalmente. Acordamos cedo, junto com o Joaquim, e isso era algo que não fazíamos antes do nascimento. No tempo em que fica acordado, a atenção é toda para ele, então até deixo de assistir alguma coisa na TV ou de jogar videogame”, relatou Lucas, destacando a felicidade de ser pai pela primeira vez. “Ser pai pela primeira vez é uma experiência maravilhosa, cada nova habilidade da criança nos enche de orgulho e felicidade. Sem falar que eles retribuem todo nosso esforço com um sorriso no rosto. É muito gratificante”, completou.

Realçar a influência do pai no desenvolvimento da criança, adolescente e/ou jovem adulto no decorrer da vida, é fundamental, pois o vínculo entre cuidadores e crianças se torna mais forte e duradouro quando construído o mais cedo possível. As reflexões e discussões sobre paternidade têm ficado mais fortes nos últimos anos, mostrando o protagonismo dos pais e o seu desejo de expressar emoções, enfrentar o machismo, cuidar de forma plena de seus filhos e dividir as responsabilidades domésticas.

Lucas contou que, além de cuidar do filho de 7 meses, também divide as tarefas da casa com sua esposa Maisy

“Eu tento ser um pai participativo, adoro estar presente a cada nova experiência do Joaquim. Faço questão de ir em todas as consultas pediátricas e em todas as idas ao postinho para tomar vacina. Quanto a ajudar a cuidar, penso que não seja uma ajuda, até porque o filho também é meu, então é algo que eu tenho que fazer, é uma responsabilidade minha também”, afirmou.

A tarefa de ser pai não é fácil, ainda mais quando se é pai pela primeira vez. A rotina muda, os compromissos são reorganizados e a atenção ficam voltadas para o filho. Lucas França explicou como consegue se dividir entre o trabalho, os afazeres do dia a dia e, principalmente, estar junto do filho Joaquim.

Lucas contou que, além de cuidar do filho de 7 meses, também divide as tarefas da casa com sua esposa Maisy. “Meu horário de trabalho é um pouco diferente, então eu consigo ficar a manhã inteira em casa com ele e com minha esposa. Assim que acordo já vou fazer café e levo o Joaquim comigo. Depois do café temos um tempo para brincar até ele tomar banho. Quem dá banho nele é a Maisy e eu enxugo e troco. Depois ainda conseguimos brincar mais um pouco até a hora dele lanchar. Nessa hora é que vou me arrumar para almoçar e ir trabalhar. Ainda dá tempo de lavar a louça e deixar tudo organizado pra Maisy passar a tarde com ele. No período da noite ele já está mais sonolento e não ficamos tanto tempo juntos, já que ele precisa mamar no peito antes de dormir”, descreveu sua rotina.

“Duas coisas que eu gosto e espero passar para ele: esporte e música”, contou Lucas

Nos momentos de lazer, Lucas já tem definido a programação que gosta de fazer ao lado do filho. “Duas coisas que eu gosto e espero passar para ele, esporte e música. Ouvimos muita música quando estamos juntos e nos finais de semana eu deixo os jogos passando na TV enquanto brincamos no chão da sala. Em algumas noites pego meu violão e tento tocar algumas músicas para ele, em outras leio algum livro com ele no colo. Como ele ainda é muito novinho, não consigo levar ele no Aeroparque, por exemplo, mas estamos sempre passeando, seja numa visita aos avós, uma ida à praia ou até mesmo para almoçar em algum restaurante”, pontuou.

Uma das paixões do casal Lucas e Maisy e que deixam explicitamente exposta nas redes sociais, em fotos, na família e nos amigos próximos é o centenário time de futebol de Paranaguá, o Rio Branco Sport Club. Até um ensaio fotográfico do casal teve como tema o Leão da Estradinha, com fotos feitas dentro do campo e arquibancadas.

De acordo com Lucas, o Joaquim também é riobranquista e, inclusive, já teve a oportunidade de estar em um jogo do Leão com a camisa do time. “Espero que o Joaquim seja tão fanático como os pais. Nesse mês de agosto levamos ele para assistir a primeira partida do Leão, na Arena Albertina Salmon, e ele foi pé quente, o Rio Branco ganhou o jogo. Ele tem uma camisa do clube que ganhou de presente, além de vários itens com desenho de leão, inclusive tem dois leões, um de pelúcia e outro a mãe de um amigo meu fez de crochê. Ele saiu da maternidade usando vermelho e branco, inclusive. Agora estamos na torcida para que a nova diretoria que for eleita faça um bom trabalho e coloque o Rio Branco em lugar de destaque no cenário esportivo paranaense e quem sabe nacional”, disse.

14 de agosto será o primeiro Dia dos Pais para Lucas. Data que, segundo ele, será especial ao lado do seu filho. “Será uma data inesquecível, com certeza. Quero dizer que eu te amo demais, filho. Que estou muito orgulhoso do seu desenvolvimento e que você nos trouxe muita felicidade, desde o momento em que descobrimos que você já existia na barriga da mamãe. Saiba que pode contar comigo para tudo o que precisar na tua vida e que estarei sempre ao seu lado. Quero desejar um feliz dia dos pais para todos os papais também”, finalizou.

Em alta

plugins premium WordPress