conecte-se conosco

Cultura

Paranaguá Saneamento leva projeto sobre Monet para estudantes da rede pública

Música, arte e conhecimento encantaram os alunos

Publicado

em

A Escola Municipal João Rocha dos Santos recebeu, na quinta-feira, 11, o Educativo Itinerante Monet à Beira D’Água, um projeto social inspirado nas obras do pintor francês. Com música, interação e conhecimento, o grupo encantou as crianças e a equipe da escola através da iniciativa da Paranaguá Saneamento.

Várias gerações depois, o impressionismo de Claude Monet segue a encantar o olhar humano por meio de obras que realçam a beleza de jardins coloridos. As pinceladas do célebre artista parisiense chegaram a Paranaguá de um jeito diferente, valorizando o livre acesso à arte e à cultura. A exposição do Educativo Itinerante Monet à Beira D’Água é incentivada pelo grupo Iguá Saneamento.

O diretor-geral da Paranaguá Saneamento, Wagner de Souza, contou que essa é a segunda vez que o projeto vem para Paranaguá. “Nós temos essa responsabilidade social com os parnanguaras, com essa geração que está vindo, é muito importante um projeto interativo que traz responsabilidade desde cedo para as crianças, o cuidado com a água e também para valorizar o serviço de saneamento”, disse Wagner.

O projeto ainda vai passar por outras escolas da cidade. “Ontem estivemos na Ilha do Mel. Atendemos tanto Brasília como em Encantadas. No decorrer da semana vamos passar em 10 escolas”, afirmou Wagner. Segundo ele, 1500 crianças de escolas municipais são impactadas pela iniciativa neste ano.

O coordenador de Sustentabilidade da Paranaguá Saneamento, Edenilson Reveno; um dos idealizadores do projeto, Danilo Tomic; a diretora da Escola João Rocha, Denise Correia Derio; e o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner de Souza, falaram sobre a iniciativa

Valorização das escolas

A diretora da Escola Municipal João Rocha dos Santos, Denise Correia Derio, disse que a ação foi aprovada pelos alunos e pelos professores. “Pela manhã, tivemos momentos grandiosos, emocionantes, as crianças se divertiram, aprenderam, tivemos oficinas também. Quando a Secretaria de Educação nos trouxe esse projeto para fazer a adesão, nos sentimos lisonjeados e com grande gratidão, porque é um trabalho diferenciado para nós, agrega muito para as crianças em questão de cultura, elas se sentiram supervalorizadas e nós também, enquanto escola, supervalorizada com esse projeto”, destacou Denise. A Escola João Rocha tem 530 alunos no ensino fundamental. 

Projeto valoriza o livre acesso à arte e à cultura

Encantamento

Um dos idealizadores do Educativo Itinerante Monet à Beira D’Água, Danilo Tomic, ajudou a criar o projeto em 2021, em São Paulo, e hoje percorre o País levando arte para estudantes de diversas idades, desde a educação infantil até o ensino médio.

“Já passamos por oito Estados brasileiros, a gente já foi para Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Amazonas e, daqui a duas semanas, a gente vai para Alagoas. Já foram mais de 260 escolas e iguais a essas de hoje aqui nós tivemos mais de 60 mil crianças participando em dois anos de viagem. A gente chega na escola, as pessoas não conhecem, olham a gente com uma certa desconfiança, mas depois de cinco minutos, já abrem os braços, abrem o sorriso. A gente vê que é uma transformação, não só nos alunos, mas também na escola, na equipe toda, porque eles veem os alunos de uma forma diferente”, concluiu Danilo.

Ao final, os estudantes também tiveram a oportunidade de imersão com óculos de realidade virtual, que mergulha os alunos pela obra do artista impressionista, passando desde o Musée de l’Orangerie, em Paris, até o ateliê do pintor francês.

As atividades elaboradas tiveram como premissas a simplicidade, a interdisciplinaridade e a pluralidade sociocultural, alinhadas com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos cinco Rs da Sustentabilidade e da Agenda 2030.

Em alta

plugins premium WordPress