conecte-se conosco

Cultura

Livro “Como transformar o mundo?”, que traz história do Projeto 5C, será lançado em Paranaguá

Lançamento ocorrerá em 28 de maio, com reservas e vendas on-line e renda revertida em prol do projeto

Publicado

em

Foto: Divulgação/Arquivo - 5C

No dia 28 de maio, às 15h, ocorrerá em Paranaguá, na sede do SEST SENAT no Parque São João, o lançamento do livro “Como transformar o mundo?”, que traz a história do Projeto 5C (Centro Cultural Cecília Correa Carvalho) em Paranaguá, com trajetórias inspiradoras por parte do idealizador e autor da obra, João Costa Junior, bem como de apoiadores, voluntários e das crianças participantes da iniciativa social e educacional que conta com sete anos de atividades no município. O evento contará com a animação do cantor Marcelo Reis e, desde já, pessoas interessadas em comparecer podem utilizar a ferramenta on-line “Sympla” para reservar seu lugar e para adquirir a obra, com renda revertida em prol da continuidade do projeto que atualmente é itinerante e alcança mais de duas mil crianças por ano. Há 150 vagas disponíveis para participar do lançamento.

De acordo com a organização, o 5C atua em Paranaguá com mais de 20 oficinas culturais, musicais, educacionais e esportivas, sendo que, em 2022, levará essas iniciativas e o Cine 5C de forma itinerante com uma Kombi do projeto por escolas e bairros. A cada livro vendido, dois outros livros infantis serão distribuídos com foco nos valores da entidade: conhecimento, cooperação, cultura, comunidade e conscientização, contribuindo também no combate e prevenção ao uso de drogas.

Segundo João Costa Junior, idealizador do 5C e disseminador contínuo dos valores do projeto, sendo também articulador e pedagogo da instituição, a filosofia de transformação do mundo em um lugar melhor é algo continuamente vivido nos sete anos do projeto, gerando um impacto positivo na sociedade parnanguara. “O livro trará muitas reflexões aos adultos e escolha com discernimento para as crianças. E trará, principalmente, prevenção para todos quanto ao uso de drogas e suas consequências. Criamos um evento na plataforma Sympla para que as pessoas possam reservar o seu exemplar e também sua presença na data do lançamento. É importante se inscrever antes, pois são poucas unidades”, detalha.

Sobre o livro

Autor da obra, João Costa Junior, ressalta que atualmente 5C é itinerante e atende duas mil crianças por ano (Foto: Divulgação)

“O livro traz a resposta para a pergunta ‘Como Transformar o Mundo?’. A resposta é simples, porém não quer dizer que seja fácil de colocá-la em prática. No livro vamos relatar as experiências, trajetórias e histórias inspiradoras de que mudar o mundo em lugar mágico e melhor é sim possível. A obra literária irá garantir que toda essa história de transformação chegue para mais de duas mil crianças por ano, o que, além de ficar registrado na história, poderá ser absorvido por essas crianças e mudar o mundo de cada uma delas. Isso para nós é o mais importante”, afirma João.

Atuação do projeto

O idealizador explica que atualmente o projeto é itinerante. “Levamos nossas atividades por meio de uma Kombi, a ‘Dançarina na Estrada’, assim como levaremos os livros infantis para as escolas de Paranaguá.  Para ajudar a transformar mundos nesse momento é possível compartilhando nossas redes sociais, o evento de lançamento do livro que acontece dia 28 de maio e, lógico, se inscrevendo no evento e garantindo o seu exemplar”, reforça.

“Esperamos mais de 300 pessoas que queiram transformar o mundo em um lugar melhor e que sejam inspiração para outras pessoas. Nosso encontro no dia 28 será com limitação de exemplares, então não deixe para última hora. Afinal, transformar o mundo começa agora”, finaliza João Costa Junior.

O link para adquirir de forma antecipada a obra e garantir a reserva para participar do lançamento é o https://www.sympla.com.br/evento/como-transformar-o-mundo-lancamento-do-livro-do-5c-paranagua/1547476 .