Connect with us

Coronavírus

UTI da Ala Covid-19 do HRL está com 92% de ocupação

Há apenas dois leitos disponíveis para atendimento de pacientes em estado grave de Covid-19 no HRL (Foto Ilustrativa – Geraldo Bubniak/AEN)

Publicado

em

UTI da Ala Covid-19 do HRL está com 92% de ocupação

Sesa abriu mais 15 leitos de enfermaria no Hospital Regional

Assim como nos últimos dias, a Ala Covid-19 do Hospital Regional do Litoral (HRL) segue em situação de alta ocupação, algo que se deve ao aumento de casos do novo Coronavírus nas últimas semanas no litoral do Paraná. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Diretoria de Gestão em Saúde, divulgados na sexta-feira, 19, entre os 25 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) disponíveis para atendimento a pacientes em estado grave, 23 estão ocupados. Na Enfermaria, que atende pacientes moderados, após o espaço atingir 100% de ocupação na quinta-feira, 18, a Sesa abriu mais 15 leitos hoje que ficaram livres para atendimento de novos pacientes infectados no litoral.

Dos 50 leitos existentes na casa hospitalar para atendimento à pandemia, 33 estão ocupados, entre pacientes moderados e graves. Na  UTI da Ala Covid-19 da casa hospitalar, a ocupação atual é de 92%. Há apenas dois leitos livres para pacientes graves no HRL, segundo a última atualização da Sesa. No Setor de Enfermagem, após ampliação, dos 25 leitos livres, 10 estão ocupados, totalizando uma ocupação de 40%. Não há pacientes internados na ala pediátrica do HRL com relação ao Coronavírus. 

Segundo a Sesa, com relação à ocupação dos demais leitos SUS da rede hospitalar do litoral, há mais quatro pessoas internadas em outras unidades de atendimento à Covid-19 de Paranaguá.

Ampliação de leitos na Enfermagem do HRL

Com o preenchimento crescente de leitos por pacientes do litoral no HRL, a Sesa, nesta sexta-feira, 19, ativou 15 leitos na Enfermaria da unidade hospitalar que é referência para o enfrentamento à pandemia na região. Ao todo, a pasta estadual irá abrir 62 leitos em todo o Paraná. “Destes, 52 foram disponibilizados nesta sexta-feira, 19, e outros 10 poderão receber pacientes a partir de sábado. Eles serão ativados nas macrorregionais Leste e Oeste. Dos leitos abertos nesta sexta 15 estão no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá; 15 no Instituto Nossa Vida, no município de Coronel Vivida; 12 no Hospital e Maternidade Jesuítas, no município de Jesuítas, e 10 leitos na Associação de Saúde, na cidade de Mangueirinha. Neste sábado (20), serão 10 leitos no Hospital Bom Samaritano, em Céu Azul”, informa.

“O esforço do Governo do Estado é permanente para que não faltem leitos tanto de enfermaria como de UTI. Conseguimos nos primeiros nove meses de pandemia habilitar 1.135 leitos UTI exclusivos para tratamento da Covid-19. Anteriormente, em 30 anos, o Paraná tinha 1.315 para todo SUS”, afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

“É a maior ocupação de leitos desde o início da Covid-19. Estamos no segundo dia seguido com números chegando ao limite ”, alerta o diretor de Gestão em Saúde da secretaria estadual, Vinícius Filipak. “Há meses estamos alertando gestores, profissionais da saúde, e principalmente a população, que não basta a habilitação de mais leitos”, completa.

Paraná com 72% dos leitos SUS ocupados

Com relação à ocupação de leitos exclusivos no SUS para atendimento à Covid-19 no Paraná, a taxa de ocupação total é de 72%, sendo que dos 3.061 leitos, 2.190 estão ocupados e 871, livres. Nas UTIs para atendimento de adultos, que atendem pessoas em situação mais grave, a taxa de lotação é de 89% (de 1.226 leitos existentes 1.089 estão ocupados), enquanto nas enfermarias também para adultos, a taxa de ocupação em todo o Estado é de 61%. 

Na unidade de tratamento intensivo de atendimento pediátrico em todo o Paraná para a pandemia, ou seja, de crianças, há 10 pacientes internados, com 12 leitos livres (taxa de ocupação de 45%). Na enfermagem em hospitais de todo o Estado, dos 34 leitos pediátricos existentes, 12 estão ocupados e 22 livres (35% de ocupação).

Leia também: Paraná vai receber 2,4 milhões de doses de vacina até março