Connect with us

Coronavírus

Prefeitura já realizou mais de 12,7 mil testes para Covid-19 em Paranaguá

“Caso a pessoa apresente sintomas, deve procurar uma unidade básica de saúde ou o Hospital de Campanha. O profissional médico orientará o paciente”, afirma Secretaria de Saúde (Foto: Arquivo EBC)

Publicado

em

Prefeitura já realizou mais de 12,7 mil testes para Covid-19 em Paranaguá

Kits são fornecidos pelo Estado e disponibilizados aos munícipes 

A realização maciça de exames confirmatórios do diagnóstico de Covid-19 é uma forma de controlar a pandemia, algo reforçado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nos últimos meses no mundo todo. Em Paranaguá, a Prefeitura tem atuado na realização de exames fornecidos pelo Estado para confirmar a contaminação ou não por Coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até a segunda-feira, 23, foram realizados 12.700 exames de pessoas no município com relação ao diagnóstico da doença. 

“Somando o número de pessoas confirmadas e descartadas, foram realizados cerca de 12.700 exames até a segunda-feira, 23”, afirma a Semsa. Toda a rede municipal de saúde conta com uma logística para oferecer, de forma gratuita ao cidadão, o exame, caso a realização seja definida pelo médico. “Os exames PCR (Swab) podem ser realizados por orientação médica em todas as unidades básicas de saúde e no Hospital de Campanha”, explica.

De acordo com a prefeitura, em Paranaguá são disponibilizados na rede municipal de saúde os exames PCR (Swab). “Os kits são fornecidos por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para as cidades no Paraná”, detalha. 

Sintomas e monitoramento

Segundo o município, o cidadão deve constantemente estar atento ao fato de estar com os sintomas principais da doença. “Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, tosse seca, febre, perda de olfato e/ou paladar, dor de garganta, diarreia, tontura, entre outros. Caso a pessoa apresente sintomas, deve procurar uma unidade básica de saúde ou o Hospital de Campanha. O profissional médico orientará o paciente”, explica o município. 

“A Secretaria Municipal de Saúde conta também com uma equipe de monitoramento que conversará por telefone com o paciente acompanhando o estado de saúde dele, orientando sobre os procedimentos de isolamento e sanando as dúvidas que possam surgir”, afirma a Semsa.

Importância da testagem

A Prefeitura reforça que a testagem possui uma importância contínua no diagnóstico da pandemia em todo o município. “É por meio dos exames que é possível acompanhar os casos em Paranaguá, verificar quais passos devem ser tomados e fazer um ‘mapa’ da doença e como ela se desenvolve no município”, detalha.

Sobre o aumento de casos de Covid-19 em todo o litoral nos últimos dias e possibilidade de novos decretos pela Prefeitura em Paranaguá, o município esclarece que ainda está sendo acompanhada a situação da pandemia de forma técnica. “Quanto a novos decretos, o cenário está sendo acompanhado para verificar as medidas futuras”, finaliza. 

Leia também: Mais duas mortes são confirmadas pelo Hospital Regional do Litoral