Connect with us

Coronavírus

Prefeitura afirma que fiscalização tem sido intensa em Paranaguá

Objetivo é fazer cumprir o que está previsto nos decretos municipais

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaguá tem publicado decretos que visam ao distanciamento social e controle da Covid-19 no município. As medidas que mais mudaram a rotina dos moradores são aquelas ligadas aos dias e horários em que os estabelecimentos comerciais podem abrir. Segundo informações da prefeitura, a Guarda Civil Municipal tem intensificado as fiscalizações para que os decretos sejam cumpridos.

A solução encontrada pela Prefeitura de Paranaguá foi a abertura de forma escalonada do comércio, para que os proprietários também não fossem prejudicados com a medida. No entanto, é preciso que esses estabelecimentos desenvolvam suas atividades nos dias e horários preestabelecidos e as recomendações de higiene sejam mantidas. Vale ressaltar que todas as atividades devem ser encerradas às 20h e que aos domingos só podem abrir postos de combustível e farmácias.

“A Secretaria Municipal de Segurança informa que está fazendo fiscalização intensa para coibir pessoas que não cumprem as determinações das autoridades relacionadas à pandemia do Coronavírus. Dentre as principais situações que surgem estão o uso de máscara, o cumprimento do toque de recolher, não permitir aglomerações e outras situações que podem contribuir para proliferação da doença na cidade”, destacou a prefeitura, em nota.

Sendo assim, festas e reuniões estão proibidas, assim como sair às ruas sem a utilização das máscaras e desobedecer ao toque de recolher, que ocorre das 21h às 6h.

De acordo com a Secretaria de Segurança, as equipes da Guarda Civil Municipal estão nas ruas diariamente buscando fazer a fiscalização e cumprir o que está nos decretos.

Em algumas situações, a prefeitura informou que a Guarda Municipal dá orientações, mas em outras não é permitido. “Cabendo somente a autuação e a aplicação das sanções previstas em lei. Por isso é importante que a população colabore, fazendo sua parte e buscando seguir à risca as determinações que são de conhecimento público”, explicou a prefeitura, em nota.

A população pode colaborar com as ações de fiscalização denunciando práticas não condizentes com o que está sendo determinado pelas autoridades. “Isso pode ser feito pelo telefone 153 ou pelo (41) 3420-2806 e (41) 3420-2807”, recomendou a prefeitura.

Todas as atividades devem ser encerradas às 20h e, aos domingos, só podem abrir postos de combustível e farmácias (Foto: Facebook João Carlos Silva)

Escalonamento do comércio

O comércio considerado não essencial pode abrir conforme os dias da semana listados a seguir. Os proprietários de estabelecimentos que trabalhem com mais de um produto devem abrir suas portas de acordo com a atividade prioritária.

Segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras podem abrir restaurantes e lanchonetes, lojas de tecidos, armarinho e aviamentos e ambulantes e todos os mercados municipais;

Terças, quartas e quintas-feiras podem abrir lojas de departamentos (artigos de esportes, ferragens, bijuterias, presentes, magazines, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, colchão e móveis);

Quartas e sextas-feiras podem abrir floriculturas, estabelecimentos comerciais de paisagismo e jardinagem, shopping;

Terças e quintas-feiras podem abrir óticas, relojoarias, joalherias e perfumarias;

Segundas e quartas-feiras podem abrir suas portas bancas, papelarias, embalagens e lojas de informática, lojas de confecção e calçados;

Terças e sextas-feiras estão habilitados a abrir suas portas os demais setores não especificados.