conecte-se conosco

Coronavírus

Por baixa procura, Guaratuba desativa central de coleta de exames da Covid-19

Município prossegue com aplicação da vacina bivalente para maiores de 18 anos

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação

Na segunda-feira, 22, a Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a desativação da Central de Coleta de exames para diagnóstico da Covid-19, algo que ocorre devido à procura e fim da emergência de saúde com relação à pandemia. A Prefeitura prossegue com a aplicação das vacinas bivalentes em monovalentes contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), visto que a imunização foi responsável pelo controle da crise sanitária em todo o mundo.

“Com o fim da emergência de saúde da covid-19, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a baixa procura por testes, a Central de Coleta de exames da Covid-19 de Guaratuba, sala em anexo ao Laboratório de Análises Clínicas NewLaB, foi desativada a partir desta segunda-feira, 22”, informa a Prefeitura.

Segundo o município, o diagnóstico na rede municipal de saúde continua sendo feito, entretanto, de forma diferente. “A investigação da Covid-19 através de exames passa a ser feito apenas com solicitação médica”, completa.

Vacinação

Em 26 de abril, a Prefeitura ampliou para todo o público acima de 18 anos a aplicação da vacina bivalente contra a Coronavírus, que possui proteção extra contra a variante Ômicron e suas subvariantes. Para tomar a vacina bivalente é preciso ter tomado pelo menos duas doses da vacina monovalente há mais de quatro meses. “A vacina bivalente também está disponível para o público a partir de 12 anos nas seguintes condições: com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência permanente”, acrescenta

“A vacinação contra Covid-19, assim como as vacinas da gripe e de rotinas, ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde de Guaratuba. Horário de funcionamento das UBS’s: Piçarras, Figueira, Cohapar e Coroados das 7h às 19h; Mirim e Caieiras das 7h30 às 17h”, finaliza a Prefeitura.

O município disponibiliza o contato de WhatsApp de todas as UBS´s, bem como da Ouvidoria da Saúde, para sanar dúvidas quanto à imunização. Confira: 

UBS Caieiras: (41) 3472-8749 

UBS Cohapar: (41) 3472-8732 

UBS Coroados: (41) 3472-8748 

UBS Figueira: (41) 3472-8746 

UBS Mirim: (41) 3472-8747 

UBS Piçarras: (41) 3472-8733

Ouvidoria da Saúde: (41) 3472-8682

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress