conecte-se conosco

Coronavírus

Paranaguá vacina pessoas acima dos 26 anos contra a Covid-19

Ação aconteceu na Estação Ferroviária e na Avenida Maximiano da Fonseca

Publicado

em

Na sexta-feira, 2, foi ampliada a faixa etária para a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Paranaguá. No período da manhã a imunização iniciou para pessoas com idade acima dos 26 anos.

“Nós estamos seguindo o que diz o Plano de Imunização. Estamos recebendo 30% a menos no número de doses. Ainda estamos precisando de 20 a 25 mil doses para vacinar a população acima dos 18 anos. Estamos aguardando a resposta do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, para disponibilizar essas doses que ainda faltam”, declarou o prefeito Marcelo Roque em suas redes sociais.

Além da vacinação em primeira dose, a Prefeitura de Paranaguá, através das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, segue aplicando a segunda dose do imunizante para as pessoas que já estão na data de retorno para o fechamento do ciclo vacinal e também para os grupos prioritários.

As pessoas acima dos 26 anos foram vacinadas na Avenida Maximiano da Fonseca, no sistema “drive thru” para pessoas com automóveis, e no interior da Estação Ferroviária, para os cidadãos que chegaram através de outras formas de locomoção. Todos recebem uma senha e aguardam sua vez para passar pela triagem e posteriormente ser imunizado.

Depoimentos

Rodrigo Colasso da Silva, morador no Santos Dumont, relata a felicidade pela vacina. “É uma sensação de cura e um pouco mais aliviado, mesmo sendo a primeira dose ainda. Eu já estava esperando há bastante tempo, que bom que hoje chegou minha vez”, comemora.

Felipe Pereira, morador no bairro João Gualberto, sente-se feliz e aliviado com a primeira dose da vacina que recebeu em Paranaguá. “Em um momento de tensão que estamos vivendo há um ano e meio, já perdi parentes para a doença e agora estou tomando a vacina e me sinto aliviado. Sabemos que ainda não é momento para termos contato com as pessoas, mas já dá um alívio para que possamos ver a avó e outras pessoas que são do grupo de risco”.

Para Milene Gonçalves Cândido, moradora no bairro Santos Dumont, a vacina traz esperança. “É uma sensação muito boa, traz esperança para todos nós. Além de mim, meu marido também foi vacinado com a primeira dose. O meu pai concluiu o ciclo vacinal  tomando as duas doses da vacina. Eu não vejo a hora de também tomar a segunda dose”.

Bruna Lopes Oliveira tem 26 anos, é moradora no bairro Beira Rio, e vibra pela campanha de imunização ter chegado em sua faixa etária. “É a primeira esperança que podemos ter com a vacina. Eu estava aguardando ansiosa pela minha vez, que bom que ela chegou. Todos da minha família já foram vacinados com a primeira dose, agora vamos aguardar o dia para retornar para a segunda dose. Graças a Deus ninguém da família contraiu o vírus”.

Doação de Sangue

Após receber a vacina contra a Covid-19, os doadores de sangue devem ficar atentos ao intervalo necessário entre a aplicação da dose e a doação. O ato deve ser seguro para o doador e para o paciente que receberá a transfusão.

“Não há motivos para deixar de praticar o gesto que pode salvar vidas, basta aguardar o prazo indicado e procurar o Hemepar para a doação de sangue”, destaca a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Se o candidato à doação de sangue tomar a vacina CoronaVac, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas após cada dose. Se o cidadão recebeu a vacina AstraZeneca, a doação de sangue só pode ser realizada depois de sete dias. O mesmo intervalo de sete dias ocorre para aqueles que receberem a Pfizer e a Janssen.

Em alta

plugins premium WordPress