conecte-se conosco

Coronavírus

Apesar de cancelado, litoral se prepara para movimento no período de Carnaval

Equipes de Vigilância Sanitária estarão intensificando as informações básicas de prevenção à Covid-19

Publicado

em

Apesar de cancelado, litoral se prepara para movimento no período de Carnaval

Em função da pandemia do Coronavírus, o Carnaval de 2021 foi cancelado em vários Estados e municípios brasileiros.

No Paraná, o Governo do Estado, assim como as prefeituras do litoral, revogou o ponto facultativo. A suspensão inclui prévias carnavalescas e similares, sejam elas promovidas por entes públicos ou pela iniciativa privada.

Para evitar aglomerações, as prefeituras do litoral cancelaram os festejos de Momo. Mas, mesmo não havendo o ponto facultativo no Carnaval, terça-feira, 16, e na manhã do dia 17, Quarta-Feira de Cinzas, as prefeituras intensificarão as ações de fiscalização e orientações.

Matinhos

O departamento de Comunicação da Prefeitura de Matinhos informa que não serão instaladas barreiras sanitárias na entrada da cidade no feriado, mas como medida de prevenção, no período, serão promovidas Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFUs), nos estabelecimentos comerciais do município.

“O trabalho irá observar o cumprimento do toque de recolher, imposto pelo decreto n.º 6.294 do Governo Estadual, de 13 de dezembro de 2020, que estabelece medidas de combate à disseminação da Covid-19. Serão fiscalizadas as medidas de distanciamento social, o número de clientes, o cumprimento do horário para fechamento dos estabelecimentos e o consumo de bebidas entre o horário da meia-noite às 5h”, destaca o departamento de Comunicação. “A Prefeitura de Matinhos reitera que a população deve evitar aglomerações e manter os cuidados para que não haja a disseminação do Coronavírus”, reforça.

Guaratuba

Comércio se prepara para movimento do carnaval

O município de Guaratuba, alinhado com o decreto do Governo do Estado, e com os demais municípios do litoral, também cancelou as festividades de Carnaval. “A festa já estava suspensa. Então, também resolvemos suspender o recesso, assim como no Estado. Isso nos traz a expectativa de que haja menos pessoas vindo procurar o município no período de Carnaval. Contudo a Vigilância Sanitária continuará indo aos estabelecimentos, a fim de realizar ações de orientação e fiscalização em respeito às normas vigentes com relação à Covid-19, e isso será intensificado”, informa o secretário municipal de Saúde de Guaratuba, Gabriel Modesto. “É importante ressaltar que as barreiras sanitárias não possuem o caráter impeditivo. Às pessoas que resolverem procurar o nosso litoral neste período, a nossa orientação é que continuem mantendo as medidas necessárias: utilizando a máscara, mantendo o distanciamento ficando ao menos um metro e meio da pessoa que está a sua frente na fila ao ir ao comércio, continue se cuidando”, completa.  

Pontal do Paraná   

“Considerando que não haverá nenhuma atividade alusiva ao Carnaval e que foi cancelado o ponto facultativo em todo o Estado, não há expectativa de grande aumento de pessoas na região. Entretanto, estamos mantendo um volume maior de pessoas desde o início da pandemia, o que faz com que sejam mantidas todas as orientações sobre as formas de evitar o contágio que incluem as restrições de aglomerações, horário restrito de funcionamento de bares, orientações quanto ao uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, enfatiza a secretária de Saúde de Pontal do Paraná, Carmem Moura.

Morretes  

O secretário de Saúde de Morretes, Vinícius J. Uyemura, explica que ações de informações serão intensificadas no período. “Apesar de Morretes não possuir tradição de Carnaval de clube ou rua, como de costume, vamos receber um número elevado de turistas por conta de nossa tradição gastronômica e natureza privilegiada. O cancelamento do ponto facultativo não vai impedir a vinda de turistas de fim de semana e os que já haviam adquirido pacotes. Por esses motivos, na semana que antecede o Carnaval nossa equipe de Vigilância Sanitária estará intensificando as informações básicas de prevenção à Covid-19 nas pousadas, hotéis e restaurantes”, destaca Uyemura.

Foto: Prefeitura de Guaratuba

Leia também: Segunda dose da vacina contra Covid-19 começa a ser aplicada dia 15

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress