Coronavírus

Paranaguá vacina contra a Covid-19 desde crianças de seis meses a adultos

135 mil pessoas acima de 18 anos foram vacinadas no município

Na quarta-feira, 8, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atualizou informações sobre a vacinação contra a Covid-19. Mais doses foram recebidas pelo município por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) durante a tarde do dia em questão. Com isso, o município atualizou a programação e está imunizando desde crianças de seis meses até adultos contra o Coronavírus, disponibilizando todas as etapas vacinais, de acordo com a faixa etária e dose tomada por cada cidadão.

Segundo o município, a imunização acontece no Terminal Urbano, no Centro e na Unidade Básica de Saúde do CAIC, no Nilson Neves, das 8h às 17h. “Com a entrega, a população poderá completar seu esquema vacinal conforme a idade e intervalo preconizados pelo Ministério da Saúde e o Plano Nacional de Vacinação”, afirma a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

“É muito importante que as pessoas recebam todas as doses de imunização contra a Covid-19 e ficamos felizes com a chegada de novos lotes e a possibilidade de manter a vacinação para a população”, ressalta  a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes. “É importante apresentar RG, CPF e Cartão SUS. A carteirinha de vacinação também é relevante, por isso, orientamos que se possível, sempre as tenham em mãos”, completa. Crianças devem ser vacinadas acompanhadas do pai ou responsável.

Etapas vacinais disponíveis

Segundo a prefeitura, estão disponíveis a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19, assim como a terceira dose ou primeira dose de reforço (para cidadãos a partir dos cinco anos de idade, com intervalo de quatro meses após a terceira dose). Moradores podem se vacinar com a quarta dose, para isso é necessário ter 18 anos ou mais de idade e cumprir intervalo de quatro meses após ter sido imunizado com a terceira dose.

As equipes também estão imunizando crianças de seis meses a quatro anos com o imunizante Pfizer Baby, assim como o público infantil de cinco a 11 anos com a vacina da Pfizer pediátrica.

Número de vacinados

Segundo o município, entre o público acima de 18 anos, cerca de 135 mil cidadãos receberam a primeira dose, 128 mil a segunda dose, 80 mil a segunda dose e 30 mil a quarta dose. Entre imunizados da faixa etária de seis meses a 17 anos, constando entre este público crianças e adolescentes, 22,5 mil receberam a primeira dose e 15,5 mil a segunda. 

Vacinas bivalentes

Com relação à imunização com as vacinas bivalentes contra a Covid-19 que foram recebidas pela Sesa nesta semana e serão distribuídas às Regionais de Saúde, a Prefeitura de Paranaguá explica que será necessário aguardar um encaminhamento oficial da pasta estadual de Saúde.  “As vacinas serão liberadas e aplicadas quando sair um memorando da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A partir daí a Secretaria Municipal de Saúde segue com os grupos prioritários, conforme NT 1/2023”, informa.

“As doses chegam por meio do Ministério da Saúde encaminhadas às Regionais de Saúde que, por sua vez, entregam aos municípios. Recebemos um novo lote recentemente e pudemos continuar com a imunização de todas as fases da vacina contra a Covid-19. Reforçamos mais uma vez a importância em completar o esquema vacinal. A Covid-19 não foi embora e a vacina é a melhor forma de evitar agravos e óbitos pela doença”, finaliza a superintendente Marianne Gomes.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom

Você também poderá gostar

Paranaguá vacina contra a Covid-19 desde crianças de seis meses a adultos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Paranaguá vacina contra a Covid-19 desde crianças de seis meses a adultos

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.