conecte-se conosco

Coronavírus

Litoral deverá receber mais vacinas contra a Covid-19 nesta semana

O lote terá doses da Pfizer e AstraZeneca

Publicado

em

Nesta semana, o litoral do Paraná deverá receber mais vacinas contra a Covid-19 para dar continuidade a campanha de imunização nos municípios. Na terça-feira, a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) recebeu 3.516 vacinas, que foram repassadas às cidades litorâneas, possibilitando a retomada da aplicação em primeira dose na população adulta.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o Paraná recebe na quarta-feira, 11, mais 108.810 doses de vacinas contra a Covid-19. A primeira parte, com 50.310 da Pfizer/BioNTech, chega no voo LA-4721 no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 19h10. A segunda, com 58.500 da parceria AstraZeneca/Fiocruz, tem pouso confirmado às 20h05 (AD-4078).

“Os imunizantes da Pfizer/BioNTech são destinados integralmente para a primeira dose (D1) da população em geral acima de 18 anos. As AstraZeneca/Fiocruz são para segunda dose (D2). As vacinas fazem parte do lote anunciado pelo governo federal nesta terça-feira (9)”, informou a Sesa.

Conforme protocolo da Sesa, as vacinas serão enviadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, onde permanecerão armazenadas até que seja definida a distribuição dos imunizantes. A Secretaria aguarda a divulgação do Informe Técnico do Ministério da Saúde referente a essa remessa.

“Estamos vivendo um novo momento na campanha de imunização, com envio de doses de maneira mais regular, o que possibilita aplicação rápida na população. Estamos baixando rapidamente o calendário em todas as cidades e queremos alcançar 80% dos adultos vacinados com ao menos uma dose ainda em agosto”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto. “Isso tem refletido na queda nas internações, nos casos e nos óbitos no Paraná”.

A chegada de novas vacinas dará continuidade a campanha de imunização no litoral. Foto: Américo Antônio / Sesa

Até agora, o Paraná já aplicou 8.760.359 vacinas, sendo 6.222.641 primeiras doses e 2.537.718 segundas doses ou doses únicas. Em 10 dias de agosto, 678.724 doses foram aplicadas no Estado, média de 67.872 por dia.

Sobre a distribuição das doses, Beto Preto afirmou que a logística acelerada permite que os municípios vacinem, inclusive aos finais de semana. “O Governo do Estado tem feito sua parte e disponibilizado as doses em até 24h desde o recebimento. Muitas vezes o Ministério da Saúde envia as vacinas no final da semana, e mesmo que seja sábado ou domingo, não podemos deixar vacina na geladeira. Queremos vacina no braço dos paranaenses”, afirmou.

Segundo o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 1.444.270 vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas aos finais de semana no Paraná. As ações fazem parte da campanha de vacinação “De domingo a domingo”, criada pelo Governo do Estado em 26 de março.

A 1.ª Regional de Saúde, que abrange os sete municípios do litoral, aplicou 52.990 doses de vacinas contra a Covid-19 nos fins de semana.

Com informações da Sesa

Foto: Divulgação / Sesa

plugins premium WordPress