Connect with us

Coronavírus

Pandemia: TCE-PR avalia positivamente atuação de Paranaguá e outras 35 cidades

Comitê de crise, apoio para recebimento de benefício assistencial, e apoio psicológico remoto foram itens de destaque em Paranaguá

Publicado

em

Pandemia: TCE-PR avalia positivamente atuação de Paranaguá e outras 35 cidades

Município está em lista com as 36 maiores cidades paranaenses

Na segunda-feira, 23, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná publicou o Relatório Geral de Fiscalização n.º 83/2020, elaborado por sua Coordenadoria de Auditorias (CAUD), avaliando a atuação de 36 prefeituras das maiores cidades paranaenses, entre elas Paranaguá, com relação à pandemia da Covid-19.

“O objetivo do estudo foi verificar o grau de esforço das administrações municipais em implantar ações para enfrentar as crises advindas da pandemia da Covid-19 nas áreas da saúde, da assistência social e do desenvolvimento econômico voltado à geração de emprego e renda. De um modo geral, as iniciativas adotadas foram avaliadas positivamente”, explica o TCE. 

Segundo o relatório, os municípios, em regra, possuem ferramentas para prevenir a disseminação da Covid-19 e manter a sua população informada através de boletins epidemiológicos. “Também foi possível constatar que as prefeituras se preocupam em adquirir equipamentos de proteção para seus profissionais de saúde”, reforça.

Boas práticas

O TCE-PR afirma que na análise se mostraram evidentes as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios com relação ao programa de complementação de renda aos trabalhadores afetados pela interrupção ou diminuição das atividades econômicas devido ao período de distanciamento social. “No entanto, algumas prefeituras mostraram ser possível socorrer os setores mais afetados pela pandemia, por meio de parcerias com entidades empresariais como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e associações comerciais locais”, explica.

Paranaguá

Com relação ao quadro específico de Paranaguá, segundo o TCE-PR, foram constatados pelo TCE que o município de Paranaguá atuou com comitê de gestão de crise para coordenar ações contra a Covid-19, bem como agiu adequadamente para que a população vulnerável receba o benefício assistencial lançado pela União. Outros itens de destaque foram o apoio psicológico de modo remoto à população e forma adequada de atuação para proteger renda e ocupação da população com emprego informal. 

Com informações do TCE-PR

Leia também: UFPR Litoral já produziu mais de 1,1 mil máscaras protetoras