conecte-se conosco

Coronavírus

Operação fiscalizou medidas preventivas à Covid-19 em Pontal do Paraná

Irregularidades como inutilização de máscaras e pessoas desrespeitando toque de recolher foram flagradas

Publicado

em

Na quarta-feira, 9, a Prefeitura de Pontal do Paraná divulgou balanço da “Operação Comércio” de ações preventivas à pandemia, que foram realizadas entre os dias 2 a 6 de junho em diversos estabelecimentos, locais públicos e ruas do município, com foco de prevenção à Covid-19 e cumprimento do Decreto Municipal n.º 9.663, que estabelece regras para funcionamento do comércio de higienização, uso de máscaras, horários e dias de abertura. O objetivo é controlar a pandemia no município, em função  dos números altos de mortes e leitos ocupados no litoral do Paraná. 

Segundo o município, os índices de propagação do Coronavírus oscilam o tempo todo. “Para conter estes números, a Prefeitura de Pontal do Paraná, com orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), tem tomado medidas, que, não raras vezes, afetam o comércio local, como horários de funcionamento, frequência máxima, tipo de serviço, etc. Agradecemos aos comerciantes, cuja consciência tem colaborado neste momento delicado pelo qual passamos”, explica.

“Para diminuir os impactos destas determinações, necessárias para o momento, as decisões sempre são tomadas em conjunto com as Associações da Classe e o Comitê de Crise do Município. Porém, nem todos os comerciantes apresentam a mesma consciência colaborativa”, informa a Prefeitura de Pontal do Paraná.

Fiscalização no feriado

Segundo o município, para assegurar o cumprimento do decreto no comércio local, equipes da Prefeitura fizeram rondas no último feriado entre o dia 2 a 6 de junho, com apoio das forças de segurança, tanto na questão do comércio, como cumprimento do toque de recolher. “A circulação de pessoas, em determinados locais, também teve suas restrições no decreto. Algumas pessoas ignoraram. Infelizmente, os flagrantes de infração foram configurados. E os infratores, punidos na forma da lei”, relata a assessoria.

Sobre a “Operação Comércio”,  18 equipes móveis distribuídas por balneários com auxílio de fiscais da Tributação e da Vigilância Sanitária atuaram em todo o município. “174 comércios foram orientados sobre protocolos,  de acordo com o decreto municipal. Cinco comércios foram notificados e/ou fechados após vistorias ou denúncias (de acordo com normas do decreto municipal)”, informa.

“Foram flagrados quatro comércios onde  funcionários manipulavam alimentos sem máscaras ou com uso indevido (baixada ao queixo)”, relata o município.

Toque de recolher e aglomerações

“Houve intenso patrulhamento da Guarda Civil Municipal em todas praças públicas, inibindo dessa forma, aglomerações de pessoas. Durante o toque de recolher, após às 22h, foram realizadas pela Guarda Civil Municipal, diversas abordagens e atendimentos de situações de perturbação de sossego”, afirma a Prefeitura.

O município ressalta que cidadãos devem colaborar denunciando casos de descumprimento do decreto por meio do telefone da Guarda Civil Municipal: (41) 3455-9630. “Neste momento a colaboração de todos é fundamental. Cuide de você. Cuide de quem você ama”, finaliza a assessoria.

Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN

Em alta

plugins premium WordPress