conecte-se conosco

Coronavírus

Litoral receberá novas doses da AstraZeneca nesta semana

Lote com 451.750 doses será entregue pelo Ministério da Saúde ao Paraná

Publicado

em

Na segunda-feira, 21, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), informou que o Paraná recebeu um lote de 451.750 doses de vacinas contra a Covid-19 durante esta semana. Os imunizantes, que são da parceria entre AstraZeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), deverão chegar ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, em data que ainda não foi divulgada, sendo posteriormente encaminhados ao  Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba. Após isso, as vacinas serão separadas para todas as regiões, sendo destinadas via terrestre para a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, responsável pelos sete municípios do litoral.

De acordo com a Sesa, as mais de 451 mil doses integram o 26.º lote do Ministério da Saúde. “Segundo a pauta de distribuição, todas as doses são destinadas à conclusão do ciclo de imunização de grupos prioritários. São 404.242 doses para as pessoas de 60 a 64 anos (o equivalente a 71% do total) e 2.277 doses para trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas (6% do grupo). As demais doses vão para reserva técnica”, informa.

“Esse lote será encaminhado por via terrestre diretamente para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Lá, as vacinas serão conferidas, separadas e armazenadas até a distribuição para os 399 municípios, que deve acontecer nos próximos dias”, explica a Sesa.

Secretário Beto Preto

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da distribuição de novas doses contra a Covid-19 em todo o Paraná. “As novas doses nos ajudam a manter um fluxo contínuo de aplicação nos municípios, completando a imunização dos que já iniciaram o ciclo nos últimos meses. É muito importante conferir a data correta para garantir a melhor taxa de imunização possível”, destaca.

“Neste final de semana comemoramos a importante marca de 5 milhões de imunizantes aplicados. Queremos continuar fazendo a vacina chegar no braço dos paranaenses na maior velocidade possível”, afirma Beto Preto.

Com informações da Sesa/AEN

Foto: Ari Dias/AEN

plugins premium WordPress