conecte-se conosco

Coronavírus

Litoral receberá nesta semana mais vacinas contra a Covid-19

Lotes com imunizantes CoronaVac e Pfizer serão enviados à 1.ª RS

Publicado

em

Na noite da terça-feira, 3, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), anunciou que o Ministério da Saúde (MS) enviará ao Paraná e, consequentemente, ao litoral, o total de 187.470 vacinas contra a Covid-19. As doses servirão para ampliar a vacinação da primeira dose ao público geral, bem como para aplicação da segunda dose na população paranaense, incluindo os sete municípios da região. Os imunizantes recebidos serão da Comirnaty (Pfizer/BioNTech) e CoronaVac (Sinovac/Butantan) e fazem parte da 34.ª pauta de distribuição do MS.

Assim que forem separados para as 22 regionais do Paraná pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), os imunizantes serão destinados à 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, responsável pela distribuição aos sete municípios litorâneos. O encaminhamento de Curitiba à região, assim como em outros envios, será feito por via terrestre pela proximidade com a capital.

O primeiro lote a chegar no Paraná foi da vacina CoronaVac na manhã  da quarta-feira, 4. Ao todo,  57.600 doses foram recebidas. “Dentre as vacinas recebidas, metade deve ser utilizada para D1 e metade para D2, considerando o intervalo de 21 dias entre as doses. Portanto, 28.800 doses serão enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a partir desta quinta-feira, 5, para D1 e o restante deve ser enviado em até duas semanas. A distribuição das doses por município está sendo finalizada pela pasta”, informa a Sesa. 

Na quinta-feira, 5, deverá ser recebido mais um lote de vacinas da Pfizer com 129.870 imunizantes.  “Assim que elas chegarem serão encaminhadas ao Cemepar, onde serão organizadas, cadastradas e, dentro do prazo padrão, encaminhadas para as 22 Regionais de Saúde para a continuidade da vacinação na população em geral”, informa.

“O Ministério da Saúde ainda não emitiu o informe técnico da remessa, ou seja, ainda não é possível prever se as doses da Pfizer serão destinadas para primeira aplicação”, finaliza a Sesa.

Com informações da Sesa/AEN

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Em alta

plugins premium WordPress