Nesta semana, o litoral do Paraná deverá receber mais vacinas contra a Covid-19 para dar continuidade à campanha de imunização nos municípios que compõem a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS). Entre domingo, 22, e segunda-feira, 23, o Estado recebeu mais 435.290 imunizantes e o lote que foi encaminhado ao litoral continha 5.108 doses de vacinas, proporcionando a retomada da aplicação em primeira dose.
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 25, que vai enviar para o Paraná nos próximos dias 366.300 doses da vacina contra a Covid-19. A remessa, referente à 43.ª pauta de distribuição, é dividida em 175.500 imunizantes produzidos pela Pfizer e 190.800 da CoronaVac, fruto da parceria entre a Sinovac e o Instituto Butantan. A data da chegada ainda será confirmada pelo Governo Federal.
“De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), 30.420 vacinas da Pfizer são destinadas para aplicação de primeira dose (D1) e 145.080 para segunda (D2), além do porcentual separado para reserva técnica. Já os imunizantes da CoronaVac, devido ao prazo de três semanas entre a aplicação das doses, serão divididos igualmente entre D1 e D2”, informou a secretaria de Estado da Saúde.
Assim que chegar ao Paraná, o lote de vacinas será encaminhado ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, onde permanecerá armazenado até a distribuição para as os municípios do Paraná. A 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS), que abrange as sete cidades do litoral, aguarda o envio dos imunizantes para que seja dada continuidade na vacinação pela faixa etária.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância de concluir o ciclo vacinal. “É importante reforçar a importância de se completar o ciclo. São as duas doses que garantem a imunização completa, o que realmente vai proteger as pessoas”, disse ele. “E também em relação à segunda dosagem estamos cumprindo o planejamento, com doses reservadas e garantidas, dentro do prazo”, completou.
Paranaguá
O Portal “Paranaguá Imunizada”, da Prefeitura de Paranaguá, divulga os dados da vacinação contra a Covid-19 na cidade, de acordo com a faixa etária e os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde (MS). O “vacinômetro” do município é atualizado periodicamente de acordo com as doses de vacinas disponíveis e também com o fluxo de parnanguaras que buscam o local de vacinação para receber a imunização.
Com informações da Sesa e da Prefeitura de Paranaguá
Foto: Geraldo Bubniak / AEN
Foto: Prefeitura de Paranaguá