Connect with us

Coronavírus

Confira o que pode abrir no comércio na sexta-feira em Paranaguá

Abertura escalonada visa evitar a alta circulação de pessoas nas lojas

Publicado

em

Locais devem respeitar normas de higiene contra a Covid-19

Desde a segunda-feira, 13, a Prefeitura de Paranaguá, por meio do Decreto N.º 1.940/2020, determinou a reabertura escalonada do comércio não essencial do município durante o período da pandemia do novo Coronavírus. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas nas lojas e transporte coletivo e a circulação do vírus, sendo que os estabelecimentos deverão respeitar normas de distanciamento social, disponibilizar máscaras aos seus colaboradores e álcool em gel, algo que também deve ser seguido pelos consumidores, visto a obrigatoriedade do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) vigente no município. 

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas Paranaguá) destacaram durante a semana a importância da reabertura para a economia municipal. As entidades reforçaram que irão respeitar todas as medidas necessárias para conter o novo Coronavírus, bem como pediram para que os cidadãos priorizem as compras no comércio local, o que beneficia a cidade no viés econômico e social. 

De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, os estabelecimentos devem, obrigatoriamente, realizar a organização de modo que haja um distanciamento de dois metros entre as pessoas sob pena de responsabilização, bem como a cassação do alvará. Superfícies devem ser constantemente higienizadas, bem como deve haver circulação de ar. 

Lojas abertas na sexta-feira:

– Restaurantes e lanchonetes; lojas de tecido, armarinho e aviamentos; ambulantes; todos os mercados municipais (permitido de segunda à sexta-feira, até às 20h)

– Floriculturas, paisagismo e jardinagem, shoppings

– Instituições supervisionadas pelo Banco Central, incluindo lotéricas

– Demais setores nãos especificados.

Observação: Os proprietários de estabelecimentos que trabalhem com mais de um produto devem abrir suas portas de acordo com a atividade prioritária.

Dúvidas

O comerciante que estiver em dúvida sobre os dias de funcionamento de seu estabelecimento, bem como outras orientações em torno da prevenção ao novo Coronavírus, pode entrar em contato com a Prefeitura de Paranaguá pelos telefones (41) 3420-2806 e/ou 3420-2807 ou através do site www.paranagua.pr.gov.br.

Utilização de máscaras é obrigatória em locais públicos, privados e nas ruas