Connect with us

Coronavírus

Aquário e MAE ainda não têm data para reabertura ao público

MAE, gerido pela UFPR, ressalta que colaboradores estão em trabalho remoto e que equipe está estudando medidas de prevenção à Covid-19 em caso de reabertura ao público

Publicado

em

Espaços turísticos seguem com visitas suspensas 

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus no litoral do Paraná e em Paranaguá, em meados de março, o Aquário Marinho e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), gerido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), estão com a visitação pública suspensa devido às medidas necessárias para evitar a propagação da doença com possíveis aglomerações. Apesar da reabertura de alguns pontos turísticos litorâneos durante setembro, o museu e o aquário continuam sem data definida para reabertura, algo que segue orientações dos espaços com foco na prevenção à Covid-19, visto que a pandemia ainda não acabou.

Segundo a assessoria do MAE, que é gerida pela UFPR, ainda não há uma estimativa de reabertura para visitação do espaço. “As atividades presenciais na UFPR foram suspensas por portaria emitida pela Reitoria, e o museu, como parte da universidade, está sujeito a essa normativa. Até o momento, o prazo estabelecido pela portaria foi prorrogado em várias ocasiões, não havendo uma previsão da retomada de atividades presenciais e, portanto, da abertura para a visitação do espaço expositivo do MAE-UFPR em Paranaguá”, detalha.

De acordo com o MAE, caso o espaço seja reaberto, certamente serão adotadas medidas para proteção de colaboradores e visitantes, entre elas uso de máscaras, álcool gel, controle do número de visitantes e distanciamento social no espaço. “A equipe está estudando quais estão sendo as medidas adotadas em outros museus brasileiros e do exterior”, ressalta.

Trabalho remoto e interno no museu

A equipe que atua no museu está trabalhando de forma remota durante a pandemia. “Ao longo do tempo de suspensão das atividades sociais, a equipe, além do trabalho administrativo de rotina, desenvolveu uma atividade intensa nas redes sociais, organizando inclusive vários eventos. O próximo será a Primavera de Museus, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de setembro e no qual se tratará sobre o trabalho nos museus durante o período de isolamento pela pandemia”, afirma a assessoria.

Proposição de oficinas está sendo feita pelo MAE para serem apresentadas durante o Festival de Inverno da UFPR, que deve ocorrer de forma virtual em outubro. “Além disso, por meio do trabalho remoto, a equipe do MAE orienta alunos bolsistas que estão trabalhando no desenvolvimento de diversos conteúdos e produtos educativos e na organização dos eventos; e está organizando exposições virtuais”, informa.

“No que respeita ao Colégio dos Jesuítas, a equipe formada pelos servidores administrativos, e o pessoal de manutenção, segurança e limpeza vela por garantir a manutenção e conservação do prédio”, informa, destacando que a maior parte dos colaboradores está atuando em “home office”. 

Aquário de Paranaguá fechado 

Aquário ainda não tem data definida para reabertura, algo que será informado pelo espaço em suas redes sociais (Foto: Arquivo)

Segundo a assessoria do Aquário de Paranaguá, o espaço segue fechado temporariamente para visitação. Isso ocorre “em resposta à pandemia da Covid-19 e em razão da responsabilidade que temos com a saúde e segurança de nossos colaboradores e visitantes”, salienta. “No momento não temos previsão da reabertura, mas assim que tivermos mais informações sobre, iremos comunicar a todos, através das nossas redes sociais e site. Esperamos em breve recebê-los”, ressalta.

“Contamos com a compreensão e eventual suporte de todos os nossos visitantes e admiradores. Em breve estaremos de volta. Qualquer dúvida, entre em contato pelo site ou redes sociais”, informa o Aquário.